Fascínios e mistérios das doenças do cérebro
Coleção com seis volumes traz textos de especialistas em alzheimer, parkinson, autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar, hiperatividade, depressão, stress e ansiedade
[continuação]“O cérebro humano é, sem dúvida, um objeto fascinante de estudo; um órgão com uma estrutura extremamente complexa e com habilidades fantásticas; no entanto, ele também é alvo de vários distúrbios debilitantes e ainda incuráveis”, escrevem os pesquisadores Fernanda G. De Felice e Sérgio T. Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autores de artigo do primeiro número da série.
É o caso de doenças neurodegenerativas ainda sem cura, como Parkinson e Alzheimer, cujas estatísticas mundiais impressionam (4 milhões de pessoas diagnosticadas com a primeira patologia, 35 milhões com a segunda). Esses dois temas abrem a coleção.
Já os distúrbios do espectro autista (como o autismo propriamente dito, a síndrome de Asperger e a de savant) – tema da segunda edição –, embora raros, suscitam questionamentos em virtude dos mecanismos cerebrais e genéticos, bem como dos componentes psicológicos, que levam os portadores ao isolamento afetivo que os caracteriza.Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), tema tão em pauta na atualidade, em especial no caso de crianças e adolescentes, é discutido sob diversos ângulos na terceira edição, que aborda também a epilepsia, com vistas às novas medicações e neurocirurgias.
Os transtornos mentais, como esquizofrenia, bipolaridade e depressão, assuntos sempre em pauta e os mecanismos bioquímicos e psicológicos que os regem são tratados na quarta e na quinta edição. A série se encerra com um tema bastante atual, os transtornos de ansiedade e stress, que, cada vez mais, afligem o mundo contemporâneo, devido ao excesso de demandas intelectuais, profissionais e emocionais.
Revista Mente & Cérebro n° 206, março/2010
ou acesse: www.mentecerebro.com.br
Obrigado pela postagem e seguirei as reportagens pois meu filho tem TDAH, eu tenho depressão e meu sobrinho tem síndrome de asperger o que significa que aprenderemos muito. Abraços. Margaret
ResponderExcluirPor acaso tu sabe como faço pra comprar a coleção doenças do cerebro? já que pelo site é impossível. Obrigada.
ResponderExcluir