segunda-feira, 4 de maio de 2009

As boas notícias da semana

Juros Caem Mais 20%

Os juros reais no Brasil caíram de 4,4% para 3,5% esta semana, uma queda fantástica de 20%.
Depois de se tirar a inflação esperada de 6,5% pelo BC, (o limite superior da estimativa da meta inflacionária) e do IR de 20%, o aplicador hoje só receberá 1,5% ao ano.
PORTANTO, NÃO TEMOS A PIOR TAXA DE MUNDO. Finalmente estamos com juros de primeiro mundo. Como a maioria dos brasileiros ainda desconhece este fato, isto é uma enorme vantagem para os bem informados.
Significa enormes mudanças estruturais e oportunidades. Empresas endividadas terão vantagens pela primeira vez em 50 anos. Fundos de pensão não poderão continuar a aplicar a grande maioria de seus recursos em renda fixa.
Tivemos por 500 anos um capitalismo sem risco, patrocinado por uma série de governos incompetentes que absorviam 80% da poupança nacional para cobrir seus déficits com dívidas públicas.
Com juros reais de 1,5% a 3,5%, aplicadores terão de assumir riscos para obterem as rentabilidades que obtinham anteriormente, pois riscos não são mais garantidos pelo governo.
VAMOS REPETIR. A Queda de Juros foi de 20%, e não de 1%, como noticiado.
Os juros reais, os verdadeiros juros, minha gente, são de 1,5% a 3,5% ao ano depois do IR. Precisamos espalhar isto pela internet para avisar a real situação da nossa economia. Juro é sempre o Real, e não o Irreal.
Pagando 1,5% de juros líquido, o governo Lula poderá reduzir a dívida interna ainda mais, porque vão sobrar recursos para tal. Divida interna poderá chegar a 29% do PIB ainda neste governo.
Pessoalmente, estou pulando de alegria com esta ignorância toda. Imaginem o que vai acontecer com a Bolsa daqui para frente. Vai subir 5 vezes em 10 anos, mais ou menos. Dá para comprar ações lentamente, sem pressa, porque poucos estão sabendo.


Banco Central reduz taxa de juros para 10,25% ao ano — Agência Brasil - EBC.

This item is from "O Brasil Que Dá Certo"
Posted by Stephen Kanitz on maio 04, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário