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Como sua voz fica quando você está nervoso?
Saber usar bem a voz tem grande determinação na comunicação eficente. A fala representa quase 40% do impacto na apresentação e na determinação do sucesso no momento de passar a mensagem que desejamos. Basta perceber que passamos pelo menos 80% do tempo falando no ambiente de trabalho.
Você já deve ter percebido que alguém está nervoso, ansioso ou triste só de escutar a voz dessa pessoa... É bastante comum a gente ligar para alguém e perceber imediatamente se ela estava dormindo, se está chateada ou irritada com alguma coisa, não é?
Isto acontece porque a voz é uma fonte bastante reveladora de como está o nosso estado emocional. Assim como o corpo fala, contribuindo ou atrapalhando no entendimento da mensagem, com a voz é mesma coisa. Só que o conteúdo transmitido pela fala, não tem nada de intelectual. É emoção pura! Isto significa dizer que, ainda que detenhamos um grande domínio do assunto, podemos passar insegurança, dependendo de como utilizamos a nossa voz.
Veja alguns exemplos diferentes mensagens das diferentes mensagens que nossa voz pode transmitir:
Grave = seriedade, credibilidade
Extremamente grave = tristeza e falta de energia
Aguda = alegria e extroversão
Extremamente aguda = infantilidade, imaturidade, insegurança
Preste atenção na sua voz. Mesmo sem perceber, podemos falar de diversas maneiras:
Com a boca muito fechada
Muito baixo
Pra dentro
Gritando
Devagar
Rápido demais
O ideal é que a nossa voz ajude a potencializar a força da mensagem e também transmita credibilidade e segurança. A fala deve ser equlibrada, clara, fluente e firme, respeitar cada palavra sem mutilizar as sílabas e equilibarada num tom médio para passar tranquilidade, segurança, respeito ao outro e demonstrar que nossas ideias estão organizadas. Quando estamos roucos, gritamos, falamos aceleradamente ou de maneira muito lenta, podemos dar impressão de sermos mal-educados, rudes, agressivos ou estamos sem energia, cansados e até despreparados para apresentar nossas mensagens.
Vale lembrar que o profissional indicado para tratar a voz é o fonoaudiólogo que vai identificar as necessidades individuais de cada um. Mas de maneira geral, devemos evitar:
Fumar - A fumaça agride as pregas vocais, provoca irritação, pigarro e tosse.
Beber - O álcool prejudica a saúde vocal porque anestesia as cordas vocais.
Ar condicionado - A umidade do ar diminui, resseca a garganta e laringe e danifica as pregas vocais.
Forçar a voz sem necessidade
Ansiedade e tensões
Excessos noturnos
Tenha consciência de como utiliza sua voz e aproveite todo o potencial para alavancar sua carreira!
Mariana Arantes | Publicado em: 28/08/2012, no sie: www.qualidadebrasil.com.br
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