quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Você Não ia Mudar o Mundo?




Nós éramos jovens, belos, cheios de sonhos e de amor para dar. Éramos? Por que não podemos voltar a ser ou continuar sendo? Muitos de nós, após anos de experiências, passamos a levar a vida com base nos conhecimentos que adquirimos. Não que isso seja ruim, mas a capacidade de aprender, de vivenciar novas experiências tornar-se um hábito.

Nós éramos jovens, belos, cheios de sonhos e de amor para dar. Éramos? Por que não podemos voltar a ser ou continuar sendo? Muitos de nós, após anos de experiências, passamos a levar a vida com base nos conhecimentos que adquirimos. Não que isso seja ruim, mas a capacidade de aprender, de vivenciar novas experiências tornar-se um hábito.

Por que as empresas preferem contratar jovens talentos e considera, muitas vezes, os mais velhos como “cartas fora do baralho”? Porque os jovens estão prontos a criar e inventar e os veteranos precisam estar buscando novas motivações. Então... Como conviver com isso? Você não ia mudar o mundo? Será que ficou tão velho assim que os outros já o chamam de “dinossauro”, aquele que não se adaptou ao novo ambiente? Onde está o segredo?

Aprenda a continuar aprendendo. Aprender é uma atividade eterna. Muitas pessoas após concluírem a universidade, nunca mais voltam a estudar. Responda rápido: quantos livros você leu nos últimos seis meses? Você iria se consultar sabendo que o médico nunca mais fez uma reciclagem?

Resgate o seu lado criança, volte a sonhar, a ser mais criativo, mais entusiasmado. Crianças não acordam tristes, estão sempre criando e imaginando. Aprenda com elas. A melhor forma de aprender é contribuir para que as pessoas ao seu lado tornem-se melhores do que você. O jeito mais fácil de crescer, de subir na vida, é ajudando os outros. Procure lembrar-se de antigos chefes que você teve na vida. Aposto que muitos tiveram uma participação decisiva em seu crescimento pessoal e profissional.

Seja substituível, pelo menos, para você mesmo. O cemitério está cheio de insubstituíveis. Comprometa-se com os projetos da empresa e com os projetos de sua vida. Aceite desafios e novas tarefas. Acate sugestões, ouça. Saiba que todos gostam de ajudar e sentirem-se úteis.

Lembre-se da música: “Ë preciso saber viver”. Ela diz que uma pedra no caminho você pode retirar. Uma flor que tem espinho, você pode se arranhar. Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver. Durante nossa trajetória, teremos momentos de glória e de tristezas. Observaremos tragédias e pequenos ou grandes milagres. Mas de uma coisa não poderemos fugir: teremos de viver e experimentar. Com ou sem crise, a vida é para ser vivida. Não adianta escondermos a cabeça no buraco, não adianta nos isentar nem fugir de nossos problemas e nem ter medo deles. Tudo passa! Superaremos os obstáculos fazendo o nosso melhor! O entusiasmo e a motivação são bênçãos sagradas. Temos de usá-los a nosso favor. Nossa viagem será tão boa quanto o nosso destino.

Acima de tudo... Não esqueça que você pode mudar o mundo. Sozinho é difícil, mas em equipe tudo é possível! Mais do que isso: estimule os outros a também trabalharem em conjunto. Promova o espírito de equipe na sua empresa, na sua família.  Sorria. O sorriso, meu amigo e minha amiga, é sempre o começo de tudo. Lidere e não tenha medo. Juntos nós podemos mudar nossa comunidade, nossa cidade, nosso time, nosso estado, nosso país e um pouquinho do mundo...

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina  |  Publicado em: 07/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário