quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Crescimento x Paternalismo!


Olá queridos empreendedores,

Em minhas consultorias empresarias, tenho atendido micro, médias e grandes empresas. Uma pequena empresa em particular me chamou atenção. O empreendedor teve uma grande idéia, buscou investidor, encontrou e juntos começaram a colocar a grande ideia em prática. Mas logo surgiu o primeiro problema. O detentor da ideia não aceitou algumas mudanças no projeto. O investidor sugeriu modificar o nome para que tivesse mais impacto no mercado. O pai da criança disse que não, porque além de uma questão comercial estava ali um filho, uma ideologia. O investidor então ficou a ponto de desitsir, devido a paixão que criador  nutria pelo projeto.

Quando fui chamado por eles precisei apaziguar os ânimos e somente então analisar ponto por ponto da questão. Embora eu já soubesse o que estava acontecendo, devido minhas experiências em outras empresas, era preciso mostrar aos sócios como esse tal paternalismo poderia destruir um bom projeto. Após alguns encontros o pai da ideia entendeu que muitas coisas estavam em jogo e que aquele amor poderia continuar existindo, mas o mercado flutuante é que determinaria as direções a seguir. Resultado de tudo isso, sucesso e prosperidade empresarial.

Me valho aqui de uma regra ética de não diuvulgar o nome da empresa. O que posso dizer é- de posição de micro e pequena no próximo ano estará participando do espaço das médias empresas ficando com uma boa fatia do mercado no seu segmento.

A partir dessa  história quero mostrar que o paternalismo, ou seja, nutrir uma amor excessivo pelo projeto a ponto de se preferir não dar segmento a ele a aceitar mudanças mercadológicas, é pura falta de visão comercial e empresarial. Minha dica nesses casos é que consulte um profissional em análise de viabilidade do negócio. Ele poderá implantar um meio termo e abrir os olhos do empreendedor amoroso e paternalista para o mundo real dos negócios.

Uma boa ideia sem visão, pode se transformar numa grande utopia empresarial.


Alessandro Baitello  |  Publicado em: 28/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário