quinta-feira, 18 de março de 2010

Doenças do cérebro


Fascínios e mistérios das doenças do cérebro
Coleção com seis volumes traz textos de especialistas em alzheimer, parkinson, autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar, hiperatividade, depressão, stress e ansiedade

Com as novas tecnologias de imageamento e mapeamento do cérebro muito se avançou no conhecimento dos processos bioquímicos e funcionais do órgão mais complexo do corpo humano – que dá suporte às emoções, gera pensamentos, consolida memórias e rege os movimentos físicos. Nessa máquina altamente plástica, refinadas tramas de neurônios e outras células nervosas, proteínas e neurotransmissores (que perpassam estruturas bastante especializadas) trabalham ininterruptamente para manter as funções mentais, mnemônicas, cognitivas e motoras a pleno vapor, de modo a responderem, em conjunto, às demandas do ambiente.Funções e ações aparentemente simples derivam desse processo complexo: um gesto, uma reação empática, as lembranças de fatos marcantes, o reconhecimento das pessoas queridas ou os estados de ânimo condizentes com a situação. Porém, no momento em que algo falha na dinâmica cerebral, corre-se o risco de haver uma espécie de curto-circuito, dando origem a sintomas por vezes intrigantes ou bizarros, principalmente quando o distúrbio aparece em áreas ou estruturas voltadas à cognição, ao circuito motor, à memória, às emoções e à percepção.A compreensão do que ocorre quando a máquina cerebral emperra é o ponto de partida para a coleção Doenças do Cérebro, em seis edições. A mais nova série da revista Mente&Cérebro põe em cena alguns dos principais distúrbios neurológicos e mentais, que ainda hoje intrigam a ciência e a indústria farmacêutica e permanecem como constantes temas de pesquisa. Além das prováveis causas e sintomas, especialistas analisam dados epidemiológicos, discutem propostas terapêuticas, bem como apresentam os estudos em andamento.
Revista Mente & Cérebro n° 206, de março/2010

Um comentário:

  1. gostaria de ter essas revistas pois na cidade onde moro não existe na banca de jornal. A cidade é Criciúma santa Catarina.
    gostaria de assinar.
    marieta de souza
    marieta.desouza@gmail.com

    ResponderExcluir