domingo, 27 de junho de 2010
A melhor idade!!!
Qual é a melhor idade de se viver?
A juventude? A Maturidade? A chamada "Terceira Idade"? ou a Velhice?
Os arroubos - quase sempre temerários - da juventude, ainda que descolados dos freios impostos pelas regras sociais, mas muito suscetíveis aos apelos, nem sempre éticos, da mídia, da moda, ou da imposição da aparente superioridade da maioria?
A prudência, ou o cuidado, que começa a se impor no momento em que os resultados da ousadia tendem a produzir consequências, às vezes, mais amargas que saborosas?
Ou então, a visão de que, apesar de seus esforços, a vida caminha bem diferente do que você projetou e resta-lhe render-se à sabedoria do "deixar ser", mesmo que tenha que continuar caminhando, mas agora permitindo aos outros serem aquilo que demonstram ser, sem querer modificá-los, ou pior, moldá-los à sua vontade ou à sua crença?
A velhice? Sei lá ... Ainda estou a caminho mas me permito imaginar que seja a temporada de desfazer-se: das mágoas, das frustrações, das impotências e, principalmente das cobranças, já que você, e somente você, tem certeza de que fez o máximo que podia, que deu tudo de si, e que caminhou a trilha que julgou ser a melhor, ainda que ninguém, nem mesmo a divindade lhe tenha dado a certeza de que era o melhor caminho.
Acredito que, até que me provem o contrário, que a melhor idade de viver é o momento presente, sem se culpar pelo passado, e muito menos, aceitar que os outros o tripudiem sobre você, e ... jamais se preocupar com o futuro, só porque este não existe.
Você é apenas senhor deste instante, onde lhe cabe decidir sobre os momentos de felicidade, e por isso mesmo, também lhe cabe a obrigação de assumir as consequências de suas escolhas.
Cláudio Natalício (27.06.2010)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Para mim o melhor tempo de viver é este. Já nos estabelecemos, sabemos para onde queremos ir, podemos nos deter diante das flores, do céu, conversar com um amigo. Enfim, há mais maturidade. Gosto dos meus 55. Margaret
ResponderExcluir