sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Orar por Facilidades ou por Desenvolvimento?




Havia um médico cujo hobbie era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Ele fazia um esforço, plantava árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava.

O tempo foi passando e suas árvores demorando muito para crescer, então, seu vizinho aproximou-se e perguntou se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com num ar orgulhoso, ele descreveu sua fantástica teoria.

Disse que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes de nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo.

Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Essa foi a única conversa que ele teve com aquele seu vizinho.

Logo depois seu vizinho foi morar em outro país, e nunca mais o encontrou. Vários anos depois, retornando do exterior, o vizinho foi dar uma olhada na sua antiga residência. Ao aproximar-se, notou um bosque que não existia antes. O médico havia realizado seu sonho!

O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno, entretanto, ao aproximar-se do quintal do médico, notou como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.

Que efeito curioso, ele pensou. As adversidades pelas quais aquelas árvores tinham passado, tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de modo que o conforto e o tratamento mais fácil jamais conseguiriam.

Todas as vezes que oramos para as pessoas próximas, nossos filhos, cônjuges, pais, irmãos, equipe de trabalho, normalmente pedimos para que suas vidas sejam fáceis, sem problemas.

Refletindo sobre isto, a mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que as tempestades, os ventos gelados e fortes nos atinjam. As pessoas que amamos encontrarão inúmeros problemas e nossas orações para que as dificuldades não ocorram são até ingênuas demais.

Sempre haverá uma tempestade ocorrendo em algum lugar, portanto, pretendo mudar minhas orações.

Farei isso porque, querendo ou não, a vida não é muito fácil. Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos locais mais remotos.

O problema nunca é o problema, mas a atitude que temos diante deles. O ouro é fundido a mil graus.

Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes mais fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos varridos para longe.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina, em 17/10/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário