domingo, 17 de janeiro de 2010

Como escrever um livro


Em seu blog Stephen Kanitz ensina "Como Escrever Um Livro"


Meu objetivo aqui é convencer o leitor a um dia escrever um livro. Por mais remota que pareça esta possibilidade no momento. Escrever um livro é mais fácil do que vocês pensam.
Basta:

1. Observação detalhada de algum tema de seu interesse.
2. Disciplina no processo de elaboração.
3. Persistência.
Todos estes três atributos podem ser aprendidos e cultivados.

Eu estou escrevendo 6 livros, graças a este método que desenvolvi e repasso aqui, que infelizmente era impossível 10 anos atrás.

O primeiro passo é criar um blog com o título de cada livro que você pretende escrever. A gente sempre começa com 1, e logo vai acrescentando mais livros em potencial, mesmo sabendo que a maioria nunca será concluída.

Eu uso a plataforma Typepad.com, muito conveniente para administrar vários blogs ao mesmo tempo. Custa barato.

O assunto do blog já obriga a você deixar bem claro o seu tema, e o mais importante é você ir criando as categorias dos posts já, o que lhe permite definir os capítulos dos livros que você vai escrever.

Título do blog-livro, resumo, e definição dos capítulos já lhe dará um bom esqueleto para começar.

A medida que as ideias surgem, a medida que você lê artigos sobre seu assunto, você vai colocando no Blog, tomando o cuidado de colocar a categoria do seu post. É assim que os capítulos irão se formando.

A maioria das pessoas nem pensa em escrever livros porque a lenda é que livros são somente para Doutores e Phds, que passam 10 anos pesquisando ANTES de começar a tarefa de escrever, o que de fato acontece.

Depois de 10 anos, alugam uma casa de campo, e com as volumosas anotações, escrevem o livro em 2 meses, e o livro está pronto. Ledo engano.
São péssimos livros e a maioria nem chega a ser divulgado.
Primeiro, porque inspiração vem nos horários mais estranhos e não num dia específico, nem no próximo dia.
É o que se chama de bloqueio do escritor.

Escrever duas horas por dia inspirado, não acontece para nós pobres mortais. Eu mando minha ideias para o blog via Iphone quando elas estão quentes, no ato. Se deixar para depois, esqueço.
Outra vantagem do Blog. Metade das minhas anotações antigamente ficavam perdidas em alguma gaveta ou arquivo.

Quando tenho uma ideia, uma frase de efeito, um conceito, uma estatística interessante para o meu livro, eu faço um rápido post, para o blog específico, como rascunho. Posso estar num restaurante, lendo um livro, um jornal ou conversando com um amigo. O post já vai para o capítulo certo.

Na mesma semana eu tento aumentar o capítulo ou a ideia, e ela ganha corpo. Leio um mês depois, e se quizer posso até publicar no blog e fazer um teste para ver o que os leitores acham.
O seu livro-blog pode ser aberto, fechado com senha, que só seus amigos podem opinar. Pode ser aberto, mas não indexado pelo google, para que suas bobagens não fiquem para a eternidade.
Você sempre pode mudar seu post ou parte do capítulo.
Depois de um ano você vai perceber que alguns capitulos estão quase preenchidos. Alguns estão vazios, e estes se tornarão sua prioridade, ou candidato a ser deletado.

Eu tenho vários livros em aberto, e que estão aí ao lado, no canto esquerdo. Por favor não riam. Se vocês querem ser os primeiros a lerem os meus próximos livros, coloquem seus emails no local apropriado do respectivo blog, e vocês receberão o que eu escrevo em primeira mão.

Como COMO AJUDAR OS OUTROS, O ADMINISTRADOR SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, COMO MANTER UM CASAMENTO, por exemplo.

Tenho outros livros que estão fechados. UMA BREVE HISTÓRIA EVOLUTIVA DA HUMANIDADE é um livro polêmico que provavelmente nunca publicarei, mas estou escrevendo para ver no que dá, mas não pretendo gerar polêmica antes das ideias estarem quase imbatíveis.
A melhor vantagem é que tudo que você escreve fica no CLOUD. Eu tenho centenas de artigos e ideias espalhadas por 5 computadores, alguns que não mais funcionam, em papéis impressos, e em artigos de jornais que nem mais tenho cópia.

Se quiserem me ajudar, coloquem o seu email nos blogs apropriados, e comentem a vontade. Prefiro críticas antes do livro ser publicado, do que depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário