sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ás vezes desanimo

  
Vejo pessoas animadas, decididas a mudar o mundo, mas do nada desanimam de uma maneira inacreditável. Por exemplo, recebo emails ou mesmo participantes das palestras que ministro que dizem que ouviram algo que nunca imaginavam, abriram os olhos e agora vão à busca de seus desejos e sonhos. O problema acontece quando alguma coisa no meio do caminho as deixa desanimadas. Claro que é uma minoria, mas sempre acontece.

O que ocorre é que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, devem ser motivadas de maneira diferenciada. Com essas pessoas faço um trabalho de reconstituição e reprogramação mental. Explicar: os "empolgentes" são os que se empolgam com tudo numa intensidade astronômica e, durante dias realizam coisas, tomam atitudes e revolucionam seus mundos. Seria ótimo se essa empolgação continuasse por mais de uma semana. Porém, infelizmente não é isso que acontece.

Os "empolgentes" tendem a ficar empolgados e simplesmente, do nada, se "desempolgam". São como interruptores de luz: ligam e desligam. Tudo que é intenso demais não é benéfico. Um exemplo é a paixão, aquela que você conhece uma pessoa, se apaixona loucamente, encontra com ela todos os dias, fica horas ao telefone e seus pensamentos são direcionados apenas para ela. Mas um belo dia você encontra outra paixão e a primeira é completamente esquecida. Veja, não é assim com todos, não é regra; essas são características dos "empolgentes".

O equilíbrio é muito importante para nossa vida. Tudo que é demais enjoa. Você já deve ter ouvido essa frase que, na minha opinião, expressa bem a mensagem que quero passar para você, no dia de hoje. Oriento os "empolgentes" a continuarem empolgados, porém, eles devem encontrar o caminho do equilíbrio e a disciplina. A disciplina é muito importante. Nesse caso, faz com que a pessoa tenha meta de realizar o que ficou empolgado e não desista ou mude sua atenção para um novo projeto, esquecendo aquele.

Um exercício diário é muito importante. Quando a empolgação começar a desaparecer, imediatamente comece a pensar e sentir como seria gostosa a sensação de ter conquistado o que lhe empolga tanto. Escreva, desenhe e fale com os amigos sobre o que lhe deixa empolgado. Assim, sua energia, empolgação e determinação vão continuar até você alcançar o que quer.

Temos que entender de uma vez por todas que devemos nos sentir bem em todas as situações. Porque nos sentindo bem, continuaremos seguindo em frente empolgados e com a garra da conquista. Se analisarmos, na vida tudo que nos empolga de verdade nos traz bons resultados. E é assim que deve ser, é assim que será a sua vida, garantido.

Autor: Alessandro Baitello

Publicado em: 11/10/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário