segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Você tem amigos ou somente networking?


Mantenha sempre contato com seus amigos, seja pelo telefone, por e-mail, por carta ou mesmo por pensamento.

Irmãos não são necessariamente amigos, mas os amigos com certeza são irmãos.

Na vida, você não escolhe pai, mãe, irmãos, filhos ou quaisquer outros familiares. Você apenas pode escolher seu companheiro (a) e seus amigos, por isso eles são os irmãos que você escolhe em vida.

O que é um amigo? “Uma única alma duelando em dois corpos”, disse Aristóteles. Com isso, nenhum obstáculo e dificuldade se torna intransponível, pois uma mente completa a outra, de modo que tudo vira oportunidade.

São uma base para te acompanhar nos tempos mais alegres como nos tempos mais difíceis.Alguém que te ajuda a percorrer o caminho. Não são muitos, na maioria das vezes não cabem nem na palma da mão, mas diferente de selos ou figurinhas… não se coleciona amigos.

A própria Bíblia diz que "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro".
Mas a amizade não nasce pronta, é um processo. A relação deve ser construída e trabalhada dia a dia, por ambas as partes, porque exige reciprocidade. É como cultivar uma planta que, se não for regada com freqüência, morre. A amizade, quando não cultivada, desfalece, esfria e acaba, por isso é tão importante manter contato com seus amigos, a distancia não é desculpa, hoje temos telefone e internet disponíveis a todo o momento.Basta querer.

Isso me lembra uma antiga oração inglesa:

Arranje tempo para ser amigo
É a estrada para a felicidade
Arranje tempo para sonhar
É seu vagão a uma estrela engatar...
Arranje tempo para amar e ser amado
É o privilégio dos deuses.
Arranje tempo para olhar ao redor
O dia é muito curto para ser egoísta.
Arranje tempo para rir
É a música da alma.

O tempo escorre entre nossos dedos a cada dia que passa, mal conseguimos manter nossas poucas horas de sono intactas diante do avanço de nossas obrigações, já ouvi algumas pessoas se queixarem de que perdem muito tempo dormindo e que gostariam de poderem ficar sem dormir. Mas esse tempo, não seria utilizado para reavivar os relacionamentos, mas para trabalhar ainda mais.

Muitas das pessoas que criaram seu perfil no Orkut ou outros sites de relacionamento esperançosos de reaquecer e reencontrar velhas amizades se decepcionaram. No inicio encantaram-se pelo site de relacionamento, afinal era uma grande oportunidade de reencontrar os velhos amigos, mas "e aí?". O que aconteceu depois de encontrar, aparentemente, todos os conhecidos cadastrados no site? Nada. As pessoas se encontraram, mas não havia contato “off line”, não havia contato pessoal, as pessoas não se encontravam na vida real, se restringiam apenas a trocar mensagens em suas paginas.

Perdemos assim uma ótima ferramenta de relacionamento por que a mantivemos apenas na forma virtual. Nos esquecemos de que pessoas querem ver pessoas, tocá-las, abraçá-las, ver sorrisos, o ser humano precisa disso.

Talvez por isso não me espante encontrar anúncios de "personal friend" nos classificados de jornal, apesar de parecer coisa de filme de ficção. Por R$ 300/hora, você pode alugar um ombro amigo "profissional". A idéia é de um carioca que percebeu que muitas pessoas se queixavam de não ter ninguém para ouvi-las, e se propôs a fazer esse serviço. Apesar de criativo o serviço descortina um lado triste da condição humana, de que tudo pode ser comprado ou alugado e de que as pessoas perderam a habilidade de se relacionar por falta de tempo.

Não me surpreenderia se em um futuro próximo comercializássemos lembranças, as pessoas escolheriam as lembranças de outras pessoas que viveram as suas vidas prazerosamente e implantariam em suas memórias já que não tiveram elas próprias tempo de viver e acumular as suas próprias lembranças.

Você percebe como as pessoas estão se distanciando cada vez mais.Ninguém se fala ou se encontra. Apenas agendam reuniões.
Ninguém está disposta a investir tempo em conhecer pessoas, não existe paciência e compreensão, estatisticamente o numero de casamentos duradouros está diminuindo percentualmente, mesmo com a média da expectativa de vida estar aumentando.Não encontramos mais casais festejando as bodas de ouro (50 anos de união) isto é um reflexo do famoso “ficar”, um verbo usado no âmbito do relacionamento que descarta um envolvimento mais profundo. As pessoas estão se tornando analfabetas sentimentais.

Um estudo norte-americano sobre o comportamento afetivo da fase infantil, realizado entre as décadas de 70 a 90, apontou que "houve enorme mudança na natureza da infância nestes últimos dez ou vinte anos. Em geral as crianças estão mais nervosas e irritadiças; mais mal-humoradas; mais deprimidas e solitárias; mais impulsivas e desobedientes - decaíram em mais de 40 itens pesquisados". Ou seja: nossas atitudes nos relacionamentos está influenciando a queda de qualidade de vida dos nossos filhos.

Já pensou numa vida sem amigos?

Segundo Zora Neale Hurston “Viver sem amigos é como tirar leite de um urso para o café da manhã. Dá muito trabalho e não vale a pena”.

Afinal, o que seria da nossa vida, sem os amigos, que funcionam como um espelho nos dando referência para muito do que podemos ser ou fazer. Conseguem ter percepções mais ampliadas sobre nós, do que nós mesmos.

Há quanto tempo você não se comunica com o seu amigo ou amiga que mora longe ou que não vê a algum tempo? As pessoas vivem “resmungando” que aquele amigo parou de ligar. Mas eu pergunto: E você há quanto tempo não liga pra ele? A resposta é sempre a mesma: “Há um bom tempo...” São assim que a maioria das amizades se desconstroem.
Depende de você manter os relacionamentos vivos, encurtar as distancias ou quaisquer outros obstáculos.

Pare de ler o artigo agora!

Pegue uma caneta e um papel e faça uma lista de amigos com quem você não fala há mais de seis meses. Pense no motivo pelo qual você ficou tanto tempo sem se comunicar com eles. Na maioria das vezes é por puro desleixo.Agora tome a iniciativa, descubra como entrar em contato com eles e mãos á obra.

Ralph Waldo Emerson já dizia "A única maneira de ter um amigo é ser um”.

Não deixe o tempo, a distancia, o orgulho ou medo distanciarem suas amizades, amigo não se compra ou aluga.Tornou-se uma raridade nos dias de hoje. Quem possui um amigo de infância deve guarda-lo a sete chaves, pois vale mais do que um tesouro.

Pare e pense em quão vazia poderia ser a vida sem os amigos.

Amigos de infância são um capitulo á parte, têm um valor especial, como o coringa em um jogo de cartas, mas neste caso no jogo da vida. Eles acompanharam o nosso crescimento, são os guardiões de nossa essência, quando estamos com eles temos o poder de reviver nossos sonhos mais secretos de infância. São testemunhas do que nos tornamos. Com um simples olhar podem demonstrar as nossas próprias traições e mentiras.

Por isso talvez muitas pessoas tenham um pouco de medo dos amigos de infância, pois eles as conhecem profundamente, conhecem você por debaixo de todas as suas mascaras.

Como dizia George Herbert poeta e orador britânico do século XVI “O melhor espelho é um velho amigo”. Os seus amigos são o reflexo do seu verdadeiro “eu”, são os únicos com coragem suficiente de te dizer a realidade, por isso mantenha-se em contato, senão você corre o risco de estar vivendo em um mundo de fantasia.

"Todo meu patrimônio são meus amigos" Emily Dickinson, poetisa americana do século XVIII.

Autor: Roberto Recinella

Publicado em: 19/10/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário