sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como vemos o mundo e nossas escolhas


   
Um dos grandes problemas nos relacionamentos humanos , seja na área que for, é a maneira como interpretamos o que estamos vendo e presenciando. A Física quântica sempre menciona que a realidade é você quem cria. A neurociência informa que vemos o mundo com o cérebro e não com os olhos e acredito que tudo isso deva nos fazer refletir, afinal, hoje as guerras mundiais são realizadas porque cada um quer defender a sua maneira de enxergar o mundo, quer convencer, controlar e dominar o outro de maneira que o mesmo acate sua maneira de agir e viver.

Claro que aqui, falarei apenas de maneiras honestas e éticas e deixarei de lado o que não se enquadra na maneira integra de se relacionar e agir.

O que são os filtros?

São óculos nem sempre com suas lentes ajustadas e que nos faz ver o mundo nitidamente, distorcido ou sem qualquer visão. Estas lentes nos fazem responder de várias maneiras e essas respostas nos abrem portas ou encerram. Temos um mundo de oportunidades e prosperidade ou escassez e miséria. Fazemos as escolhas certas e tomamos uma decisão ou ficamos paralisados e até pegamos atalhos e caminhos errados.

Esses filtros são alimentados pelas nossas crenças que podem ser limitantes ou  nos fazer ampliar e ultrapassar nossos muros virtuais. É a sua programação registrada em seu cérebro de acordo com sua educação, cultura, país de nascimento, etc.

De acordo com esta programação apresentamos comportamentos que se expressam através de nossas escolhas.

    Respostas positivas, normalmente quando estamos confortáveis com a situação, o acontecimento é conhecido ou conhecemos a pessoa em questão, o ambiente, enfim, sabemos com o que estamos lidando. Temos autoestima elevada e nos conhecemos profundamente. Confiamos em nós mesmos.
    Resposta negativa, quando é algo novo, inédito, não conhecemos as pessoas ou situações envolvidas e neste caso adotamos a postura de atacar, duvidar, procurar se exibir e se fazer superior ao outro, inventar desculpas, negar , enfim, atitudes que demonstram em alguns casos, baixa autoestima e autoconhecimento debilitado. Por insegurança, de alguma maneira adotam um destes modos de agir.

Veja alguns exemplos de acordo com possibilidade de resposta na situação 1 ( positiva) ou 2 ( negativa).

Hoje as mídias sociais são um grande exemplo para visualizarmos esta situação, por exemplo:

A. Alguém escreve no facebook que conseguiu realizar um sonho, uma viagem, enfim, foi bem sucedido profissionalmente.

    Resposta positiva: que ótimo, parabéns, você merece. Fale mais sobre isso, quero aprender com você.
    Resposta negativa: eu também consegui isso . Ou não faz nada e pensa : EXIBIDO!

B. A pessoa posta um curso que vai dar ou um artigo que escreveu.

    Resposta positiva: adorei seu material Vou compartilhar seu curso.( afinal, você já faz isso com um monte de gente que não é seu amigo, porque não faria para um amigo ou colega profissional?)
    Resposta negativa: não faz nada, nem curte, mas curte os de outras pessoas que você nem conhece, mas que politicamente lhe interessa. Quem sabe essa pessoa te ajuda a conseguir mais coisas na carreira?

Bem, claro que são exemplos bem simples, mas que ocorrem diariamente, na vida e são mais facilmente observados nas mídias sociais , tem registros escritos.

E você? Atua em sua vida mais para 1 ou 2?

Posso lhe assegurar que se atuar mais para 1, terá muito mais prosperidade em sua vida. A sua mente estará mais aberta a possibilidades.

Sei que não é fácil, é um exercício diário, de atenção, de humildade e de autoconhecimento, acima de tudo.

Boa sorte.

 
Marynes Pereira, publicado em 26/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Profissional com mais de 25 anos de experiência atuando como executiva nas áreas de Gestão Estratégica e de Pessoas, Marketing, Vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário