segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Arrancando os cabelos (4/5)

Três formas do transtorno

1- Os sintomas começam na infância, muitas vezes antes do oitavo ano de vida, e decorrem de forma pouco intensa, frequentemente desaparecendo sem tratamento.

2- O hábito de arrancar cabelos aparece quase sempre de maneira automática e é perceptível de forma consciente só após o início do tratamento.

3- Os cabelos são arrancados de forma focada e consciente; os pensamentos que acompanham o gesto estão voltados para esse ato
Observação, relaxamento e ação

Técnica: Treinamento da atenção.
Descrição: Auto-observação (situação, pensamentos e sentimentos)/ Registro do decorrer exato da ação.

Técnica: Exercícios comportamentais.
Descrição: É determinado um comportamento que torne impossível a realização do impulso de arrancar cabelos (por exemplo, apertar um objeto com a mão)/ Utilização desse novo comportamento quando o impulso surgir durante pelo menos dois minutos ou até que o impulso diminua.

Técnica: Relaxamento. Descrição: Alívio progressivo da tensão muscular.

Técnica: Reforço.
Descrição: Percepção consciente das consequências positivas/ Acerto de recompensas individuais.

Técnica: Generalização.
Descrição: Uso das técnicas em situações do dia a dia.
© orchidpoet/istockphoto

Enquanto ainda não há nenhuma prova científica da efetividade de tratamentos alternativos, como dietas ou acupuntura, uma forma específica da psicoterapia tem se revelado eficaz. A terapia comportamental cognitiva é um exemplo disso. Ela deve ser adequada individualmente ao paciente: é importante que o terapeuta considere exatamente quais fatores desempenham um papel no quadro clínico. Se houver, por exemplo, uma associação entre inibições sociais e a tricotilomania, a prioridade é reforçar a autoconfiança e as competências do paciente. Caso o transtorno seja sintoma de experiências traumáticas, estas devem ser primariamente abordadas.


Em alguns casos, é suficiente a redução do ato de arrancar cabelos por meio de técnicas específicas. Para tanto, o chamado treinamento para reversão de hábitos (HRT, sigla em inglês de habit reversal training) é bastante adequado. Originalmente, Nathan H. Azrin e Robert G. Nunn, do Hospital Estadual de Anna, Illinois, desenvolveram esse método para o tratamento de tiques motores, mas obtiveram sucesso também no caso do roer compulsivo de unhas, chupar dedos e tricotilomania.


Do site: www.mentecerebro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário