terça-feira, 25 de setembro de 2012

Foco Para Quem Perdeu O Foco!



O que é foco?

É colocar algo em evidência.

Por que fala-se tanto em foco nas empresas, carreira e vida pessoal?

Para responder a esta pergunta basta observar a dinâmica e o movimento acelerado em que vivemos. Estamos literalmente anestesiados com a rotina e por conta disso, rotulamos passos, escolhas, decisões, tarefas  como sendo necessários, imprescindíveis e inadiáveis. Só que não é bem assim. Não estamos mais conseguindo filtrar o que de fato desejamos fazer.

Arrisco dizer que acionamos o piloto automático para seguir em frente.

Ocorre que durante o caminho, a poluição de informações que somos submetidos, afeta significativamente a certeza quanto as trilhas que optamos seguir. Somos influenciados de tal maneira pelo ambiente externo que desfocamos consideravelmente.

As prioridades passam a ser questionadas e aquilo que outrora era  importante passa a não ser mais.Não que sejamos inconstantes é que o mundo nos torna sucetíveis demais.

São tempos de confusão visual e auditiva. São tempos onde o foco se perde em meio a tantos apelos de sucesso e felicidade fáceis. Estamos praticamente nos tornando confusos, mesmo não tendo a menor intenção para tal.

De olho nesta tendencia mundial estratégias estão sendo criadas para minimizar o impacto da confusão sobre nós.

Por conta disso uma das palavras que sugere uma ação imediata é o FOCO. Uma vez que o contexto faz com que esqueçamos o que havíamos acordado para nossa vida, empresa, família, alguém estratégicamente nos lembra da importancia do FOCO.

Livros, treinamentos, palestras são auxiliares nesta estratégia. Algo que deveria ser uma condição natural, está se tornando conteúdo imprescendível.  O que significa que em todas as áreas o FOCO está desfocado!   

Acredito que estamos esquecendo o FOCO interior e priorizando o exterior e isto está provocando abísmos emocionais, profissionais e familiares. O que pode aparentar liberdade, pode estar camuflando uma prissão. O que pode aparentar oportunidade pode estar camuflando uma armadilha.

Lembremos que a liberdade está no centramento. No momento que o externo nos desfoca é porque  permitimos e aí perdemos a liberdade de agir de acordo com o nosso desejo agindo sob a influencia do desejo do outro. Neste caso é bom que lembremos de focar a nossa responsabilidade sobre tudo. Não vale a pena procurar nos outros a ação que nos cabe executar. Sejamos realistas, transparentes e interessados na nossa voz interna.
Surpreenda-se ao colocar a responsabilidade sobre seus ombros, pois você será a pessoa mais livre do mundo, porque onde quer que esteja, você estará focado no seu coração. Quando buscamos o tesouro que está em nós, alcançamos muito e vemos que a liberdade está intacta,a paz está intacta, a integridade está intacta.

Já que estamos na era do FOCO, lembremos de FOCAR o interior do nosso coração, desmistificando a idéia que a felicidade e o sucesso estão tão somente em FOCOS externos.

Uma empresa que oferecer este conceito ao seu quadro funcional, estará implantando um FOCO sistêmico. E ele levará a FOCAR também no coração.Está aí a conecção perfeita, o ponto exato,onde nasce a motivação e a energia que move o mundo na direção certa.


Irlei Wiesel  |  Publicado em: 27/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário