sábado, 22 de setembro de 2012

Como sua voz fica quando você está nervoso?



Saber usar bem a voz tem grande determinação na comunicação eficente. A fala representa quase 40% do impacto na apresentação e na determinação do sucesso no momento de passar a mensagem que desejamos. Basta perceber que passamos pelo menos 80% do tempo falando no ambiente de trabalho.

Você já deve ter percebido que alguém está nervoso, ansioso ou triste só de escutar a voz dessa pessoa... É bastante comum a gente ligar para alguém e perceber imediatamente se ela estava dormindo, se está chateada ou irritada com alguma coisa, não é?

Isto acontece porque a voz é uma fonte bastante reveladora de como está o nosso estado emocional. Assim como o corpo fala, contribuindo ou atrapalhando no entendimento da mensagem, com a voz é mesma coisa. Só que o conteúdo transmitido pela fala, não tem nada de intelectual. É emoção pura! Isto significa dizer que, ainda que detenhamos um grande domínio do assunto, podemos passar insegurança, dependendo de como utilizamos a nossa voz.

Veja alguns exemplos diferentes mensagens das diferentes mensagens que nossa voz pode transmitir: 

    Grave = seriedade, credibilidade
    Extremamente grave = tristeza e falta de energia
    Aguda = alegria e extroversão
    Extremamente aguda = infantilidade, imaturidade, insegurança

Preste atenção na sua voz. Mesmo sem perceber, podemos falar de diversas maneiras: 

    Com a boca muito fechada
    Muito baixo
    Pra dentro
    Gritando
    Devagar
    Rápido demais

O ideal é que a nossa voz ajude a potencializar a força da mensagem e também transmita credibilidade e segurança. A fala deve ser equlibrada, clara, fluente e firme, respeitar cada palavra sem mutilizar as sílabas e equilibarada num tom médio para passar tranquilidade, segurança, respeito ao outro e demonstrar que nossas ideias estão organizadas. Quando estamos roucos, gritamos, falamos aceleradamente ou de maneira muito lenta, podemos dar impressão de sermos mal-educados, rudes, agressivos ou estamos sem energia, cansados e até despreparados para apresentar nossas mensagens.

Vale lembrar que o profissional indicado para tratar a voz é o fonoaudiólogo que vai identificar as necessidades individuais de cada um. Mas de maneira geral, devemos evitar:

    Fumar - A fumaça agride as pregas vocais, provoca irritação, pigarro e tosse.
    Beber - O álcool prejudica a saúde vocal porque anestesia as cordas vocais.
    Ar condicionado - A umidade do ar diminui, resseca a garganta e laringe e danifica as pregas vocais.
    Forçar a voz sem necessidade
    Ansiedade e tensões
    Excessos noturnos

Tenha consciência de como utiliza sua voz e aproveite todo o potencial para alavancar sua carreira!


Mariana Arantes  |  Publicado em: 28/08/2012, no sie: www.qualidadebrasil.com.br

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