quinta-feira, 7 de junho de 2012

Autoconhecimento e o impacto em seu desempenho profissional


Considero-me uma pessoa extrovertida. Sou comunicativo, expansivo, muito pouco tímido, e também sou outras palavras associadas à extroversão. Às vezes essa extroversão se torna informalidade excessiva e me prejudica no relacionamento com colegas de trabalho ou funcionários.

Assim como outras pessoas, percebo que escrever sobre características próprias é uma tarefa difícil. Como poucos fariam, porém, vou refletir e descrever minhas características, principalmente as negativas. A este conjunto de características vou dar o nome de "Eumismo".

Sou bastante pé no chão, às vezes bastante otimista, às vezes muito pessimista. Gosto de conversar e costumo ser bastante político e bem humorado, mas muitas vezes exagero na informalidade.

Acredito na palavra. Se firmo um compromisso, espero o cumprimento do mesmo e do seu prazo. Infelizmente, a confiança na palavra me torna muitas vezes ingênuo. Em certas ocasiões, também, tenho dificuldade de acreditar no meu potencial de realizar algo e sou pouco objetivo ao me comunicar (como podem notar pela minha longa descrição).

Bom, e onde chegamos com este exercício?

Exercitar e descrever o "eumismo" é fundamental para que você se conheça melhor. Se eu lhe pedisse para citar pontos fortes e fracos de sua mãe, pai ou sogra, certamente você saberia me apontar. Para estas pessoas você exercitou uma avaliação (ainda que superficial). E quanto a você, quais são seus pontos fortes e fracos? Não se engane falando daqueles que você fala em uma entrevista, ou para alguém que não tenha muita intimidade (sabemos que muitas pessoas fazem isso). Estou falando de pontos fortes e fracos de verdade, bastante enraizados em você e que certamente lhe ajudam ou lhe atrapalham eventualmente. Será que são os mesmos?

Muita gente não gosta de receber um feedback negativo. Eu também não gosto, mas acho necessário e extremamente valioso. É difícil lidar com os seus defeitos. Contudo, mais difícil ainda é ser pego de surpresa com uma crítica sobre algo que você nunca imaginava ser ruim. E aí, como reagir? O que costumamos fazer é nos defender, justificar ou atacar quem nos fez a crítica (postura defensiva natural do ser humano), o que acaba por desestimular novos feedbacks.

Aceitar que temos defeitos e qualidades é o primeiro passo para conhecermos quem somos. A partir daí, sabemos onde e como podemos corrigir defeitos ou mesmo torná-los qualidades. Porém, nada disso é possível sem antes nos conhecermos profundamente. O autoconhecimento é uma das ferramentas mais ricas que temos para conseguirmos alcançar grandes realizações pessoais e profissionais.

A partir dele, aprendemos como gerenciar nossa própria mente e personalidade. Nossa comunicação, postura e outras tantas características relacionadas podem ser melhoradas a partir do momento em que sabemos quem somos, como nos comportamos e no que acreditamos. A capacidade de gerenciar nossa motivação, produtividade e satisfação são apenas consequências de sabermos exatamente quem somos e como nos comportamos diante da vida e dos desafios que ela nos impõe. A partir daí, é só querer mudar e agir para isso.

Não vou dizer se é fácil ou difícil fazer isso, mas lhe garanto que o primeiro passo é saber quem você é. Conhecer seu "eumismo".

Por Felipe Camozzato

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário