quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como o cérebro aprende a andar

Do site: www.mentecerebro.com.br, em 23 de abril de 2012

Mecanismos neurais envolvidos na reprodução do movimento são inatos
 
© NIKITA VISHNEVECKIY/SHUTTERSTOCK

Embora as crianças levem cerca de um ano para aprender a andar, bebês de poucos meses conseguem imitar os movimentos de caminhar quando sustentados por um adulto. Pesquisadores da Universidade de Roma descobriram, porém, que os mecanismos neurais envolvidos na reprodução do movimento são inatos. A descoberta foi publicada na revista Science.

A equipe coordenada pelo neurocientista Francesco Lacquaniti registrou o movimento, a pressão de apoio e a atividade elétrica das pernas de recém-nascidos de apenas 3 dias de idade Os resultados revelaram que durante o movimento a
enquanto apoiados por um pesquisador para verificar se mexiam as pernas como se fossem andar; em seguida, foram testadas crianças de 1 ano, outras entre 2 e 4 anos e adultos. medula espinhal do recém nascido apresenta lentas ativações elétricas que lhe permitem levantar as pernas e apoiálas no chão, “imitando” o ato de caminhar, mas seu sistema nervoso ainda imaturo não proporciona equilíbrio necessário para se manter de pé. Essa autonomia só é adquirida mais de seis meses depois do nascimento, quando há presença de impulsos que aceleram e desaceleram o centro de gravidade. “Até então a hipótese aceita era que sistemas de controle neural rudimentares seriam substituídos durante o desenvolvimento por outros – na verdade, já nascemos com eles prontos”, diz Lacquaniti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário