quarta-feira, 23 de maio de 2012

Professor reflexivo



          Nos dias atuais, dentro do cotidiano das escolas de uma forma geral, podemos observar que mudanças estão acontecendo a cada momento e, sendo assim, existe a necessidade de uma reformulação de posturas e adequação de ações para que o processo de ensino aprendizagem continue acontecendo, os agentes educadores inseridos no processo educativo, em vista disso, devem repensar suas práticas e reavaliar suas atitudes constantemente.

          O principal agente educador dentro das unidades escolares é o professor, como tal, a sua responsabilidade reflete nas ações desenvolvidas junto aos alunos dentro da sala de aula, portanto, este docente, deve repensar sempre, durante a sua prática educacional de ensinamento e depois dela, pois a sua reflexão, norteada de valores e conceitos educacionais, não pode ser orientada somente pela produção em sala de aula, mas de forma globalizada e integrada a sua formação de base com questionamentos que confrontam a prática com os conhecimentos adquiridos na universidade e na preparação do dia a dia, segundo a visão de Schön (2000).

          É importante, que esse processo reflexivo aconteça, pois quando falamos em escola, a primeira figura que aparece na mente das pessoas é a figura do professor educador, portanto, devido a tal representatividade que o professor possui dentro da escola, é importante que o mesmo cuide, de forma adequada, dos procedimentos inerentes a sua função, adequando-se de forma consistente a realidade que o cerca dentro da unidade escolar e fora dela.

          O professor, nos dias atuais, não apresenta o mesmo reconhecimento que possuía antigamente, o conceito apresentou mudanças, pois hoje é chamado de educador, não sendo simplesmente o centro das atenções ou o único detentor dos conhecimentos e fonte principal das informações acadêmicas, mas um elemento importante dentro do processo de formação, pois tem a responsabilidade de mediação e auxílio na construção do conhecimento pelo aluno.

          Todavia, o professor deve sempre tentar fugir da rotina diária, procurando momentos específicos para “falar” consigo mesmo, como forma de buscar o ato de reflexão das suas ações cotidianas antes de agir, quando estiver agindo e depois do processo ser finalizado. Essa postura possibilitará ao profissional educador, momentos importantes durante a sua vida profissional, munindo-o de ferramentas conceituais que refletirão sobre a problemática da sua prática educacional.

          Quando um professor abre a possibilidade de repensar a sua formação e, desta forma, compatibilizar com a prática associando aos seus saberes de fato, o mesmo estará abrindo portas para ampliar sua visão sobre o cotidiano escolar e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino de seus alunos.

          Atualmente, o que podemos observar é que o professor não possui uma cultura de reflexão do seu trabalho, colocando em pauta questionamentos sobre a sua disciplina curricular, as propostas curriculares e sua experiência atitudinal dentro da sala de aula. Logo, isso se torna um problema, que somado a outros fatores de ordem social, política e econômica do nosso país, acaba desqualificando o trabalho educativo do profissional docente e refletindo em péssimos resultados inclusive nas avaliações institucionais como o SARESP, IDESP, IDEB, PROVA BRASIL, entre outros.

          Contudo, as chamadas competências e habilidades do professor, se forem contextualizadas numa cruzada de ações planejadas dentro de uma reflexividade voltada para suas ações na prática do ensino de forma direta, pode minimizar conflitos de ordem pessoal e social acerca da proposta de trabalho do próprio professor enquanto cidadão, pessoa, profissional, educador, capacitador e agente multiplicador de conceitos e atitudes que promove intervenções importantes e pertinentes no desenvolvimento de toda uma sociedade emergente e em constante processo de mudança, avaliação, reprodução e desenvolvimento (SILVA, M. F., 2012).  

 
Publicado em 7-Apr-2012, por Marte Ferreira Da Silva
, no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário