quinta-feira, 24 de maio de 2012

Profissionalidade Docente


          A profissionalidade docente dentro da pratica pedagógica, autonomia e identidade do profissional educador, tem como característica principal a atitude do professor dentro do seu campo de trabalho, ou seja, a questão toda está na disponibilidade do professor educador em buscar novos rumos, se adequando e se adaptando as variáveis que vão passando pelo seu caminho dentro de uma postura de humildade de não saber tudo e estar aberto a novas experiências de formação.

           Apesar das restrições impostas pelo sistema educacional atual com base numa visão neoliberal dos órgãos de controle, o professor tem a possibilidade de expandir sua formação através do uso de novos recursos midiáticos concretizando novos conhecimentos com ajuda da tecnologia. Na eventualidade de poder “passear” em diferentes campos do conhecimento com a ajuda de tais recursos, com certeza o professor estará, dentro de uma visão multidisciplinar, agregando valores para uma atuação mais rica dentro do processo de ensino aprendizagem. Desta forma, a articulação dos saberes como meio de instauração de uma prática compatível com uma visão de construção e colaboração do conhecimento docente, deverá ser feita a promover cada vez mais o professor, para que o mesmo tenha uma amplitude reflexiva de suas ações e que esteja inclinado a buscar o seu próprio desenvolvimento profissional. Logo, o professor deverá ser o protagonista de suas ações educativas contextualizadas na própria política educacional que está inserida dentro do sistema com base em uma formação continuada para fortalecimento da prática docente dentro da sala de aula.

          Contudo, a questão da profissionalidade do professor docente é um assunto que vem crescendo nas pautas de rodas educativas em diferentes níveis de ensino, no intuito de conhecer melhor essa prática socioeducacional importante com visão direta na dificuldade apresentada pelo assunto com vistas a uma intervenção reflexiva de uma proposta de produção social pautada na qualidade aplicativa do processo de ensino e aprendizagem.

           É extremamente interessante salientar, dentro dos chamados universais da situação de ensino, que Charlot (1997), propaga em seus escritos, de que ninguém aprende no lugar do outro e que a dependência do aluno em relação ao mestre responde a contradependência do mestre em relação ao aluno, portanto, segundo o mesmo autor, o professor deve ter em sua consciência de prática que é o aluno que detém a chave do sucesso ou do fracasso do ato pedagógico. Logo, Charlot (1997), preconiza que devido a tal questionamento e falta de consciência do profissional docente, o mesmo promove atitudes onde se torna vítima do processo e a culpa é toda do aluno que não se dedica a cumprir a sua obrigação dentro da prática do processo de ensino aprendizagem. Atitudes assim, só promovem a perda de prestígio do professor dentro da sua comunidade intraescolar e extraescolar, inclusive a questão do respeito ao profissional e sua insatisfação do exercício do magistério.

          É muito comum dentro da área pedagógica, visualizar um possível declínio de valor do professor como profissional quando levamos em consideração também a falta de reconhecimento do poder público e privado com relação ao fator econômico que está assentado no magistério hoje em dia. A questão econômica, portanto, é outro fator relevante que se encontra no processo de decadência da profissão docente e explica muitos fenômenos de baixa produtividade dentro das unidades escolares na atualidade.

          Outro problema de grande importância dentro do magistério é a formação do futuro professor dentro das instituições superiores, ou seja, o chamado profissional docente que vem para a prática escolar com uma base fraca e sem perspectivas de crescimento e capacitação de trabalho dentro do setor educativo por conta da falta de políticas públicas que não promovem intervenções nesse sentido.

          A verdade é que a profissionalidade docente é um fato circunstanciado de difícil avaliação e conceituação comparado a outras profissões bem mais reconhecidas e devidamente regulamentadas, pois a condição do professor é pautada numa diminuição da autonomia de trabalho e expressão, remuneração abaixo da qualificação profissional, variação de níveis de formação e de experiência. Contudo, o aspecto da valorização social prejudicado e a iminente falta de representatividade sindical tem provocado perdas gradativas e irreparáveis a esta importante profissão humana que tem a finalidade grata de formar e informar cidadãos atuantes dentro da sociedade de qualquer época (Silva, M. F., 2012).


Publicado em 7-Apr-2012, por Marte Ferreira Da Silva, no site: www.gestopole.com.br

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