Este tema aborda palestras, seminários, estudos psicológicos, milhares de teses e temas de filmes como por exemplo: "Deus é brasileiro" que foi protagonizado pelo ator Antonio Fagundes. Em uma das cenas ele diz: "Vocês humanos têm a mania de ser feliz, que coisa mais chata". Embora pareça uma brincadeira, creio que o autor do filme quando citou essa frase estava externando uma realidade. Mas eu diria que TEMOS A MANIA DE ACHAR QUE NÃO SOMOS FELIZES. Vou explicar essa afirmação.
Sempre queremos encontrar a felicidade, sempre estamos em busca dela, mas na maioria das vezes nem mesmo sabemos o que nos faz feliz, apenas dizemos incansavelmente "Quero ser feliz". O que eu acho ótimo. Em outros artigos abordei a felicidade basicamente como darmos valor ao que temos, mas nesse, falarei um pouco mais sobre as técnicas para ser feliz.
A felicidade é algo individual, correto? Então se é individual, o que me faz feliz pode te fazer infeliz, certo? Para deixar isso ainda mais claro, citarei uma breve estória: Os vizinhos e a Ferrari. Você já percebeu que algumas pessoas dão valor apenas para o que os outros têm? Bem, vamos à estória.
Eram dois vizinhos, cada um deles percebia passo a passo, do outro. Quando havia um melhoramento na faxada da casa de um, o outro fazia o mesmo. Um modificava o jardim, o outro também fazia. Num certo dia, um deles resolveu radicalizar, comprou uma Ferrari com poucos meses de uso e a estacionou de modo que seu vizinho pudesse apreciar sua nova e maravilhosa aquisição. O carro era lindo, de cor vermelha, emanava cheiro e brilho sem igual. O vizinho ficou atônito, e disse: "Uma Ferrari? Agora ele foi longe demais!"
Durante dois dias o dono do belo carro, ria quando o vizinho saia de casa. Ele ligava o potente motor e acelerava, todos podiam ouvir aquele ruído peculiar à tecnologia italiana. Mas a felicidade do proprietário da Ferrari estava por acabar. O outro vizinho foi até um loja da marca e comprou um automóvel igual, com a mesma potência e modelo. A diferença é que era 0 KM- se atente ao detalhe do 0KM- por isso estava ainda sem placas. Após a compra, chegou em casa e estacionou de maneira que seu novo carro ficasse bem visível ao seu vizinho.
Quando o outro chegou e viu a Ferrari estacionada, percebeu que estava sem placas, e em seguida colocou-se a chorar e a amaldiçoar todos os santos possíveis que ele tinha conhecimento. Tudo havia acabado e ele era um homem infeliz, a partir do momento que viu que a Ferrari do seu vizinho, era meses mais nova que a sua. Percebemos que a felicidade é algo individual mesmo. Apesar de ter uma Ferrari, um carro valioso e desejado por muitos, ele não estava contente, e sim infeliz, porque sua Ferrari era mais velha que a do seu vizinho.
Essa é uma das inúmeras histórias que eu poderia citar aqui para ilustrar. Mas, o que quero falar, é de como realmente ser feliz, ou seja, o que te faz feliz por mais tempo? Você acredita que pode ser feliz todo o tempo, ou acha que só tem alguns momentos de felicidade? Bem, em meus estudos e pesquisas sobre a felicidade, pude perceber que as pessoas não são felizes todo o tempo, isso porque algumas coisas as fazem mais feliz que as outras. Então, se o objetivo é ser feliz, a maior parte do tempo possível, temos que fazer mais vezes as coisas que nos deixam mais felizes.
Aí você poderia sair correndo e gritando feito Arquimedes: EUREKA, EUREKA quando descobriu O EMPUXO OU EMPULSÃO. Já sei como serei feliz. Vou andar mais de bicicleta, dar mais atenção aos meus filhos, estudar aquela língua estrangeira que tanto tenho vontade, ler mais, ir mais ao cinema, dançar mais.... Sim, é isso mesmo, você acaba de descobrir, não a felicidade, mas a forma de ser feliz simplesmente fazendo ou participando de coisas que te deixam em estado de felicidade.
A vida é pra ser vivida intensamente. Todo grande mestre que passou pela terra disse: "Devemos ter vida e vida com abundância". Isso quer dizer que temos que fazer o que nos faz sentir vivos. Os problemas sempre irão existir, a diferença é de como lidamos com eles, dando mais ou menos importância. Faça diferente, comece dar mais atenção às coisas que te fazem feliz e invista a maior parte do seu tempo nelas. Assim, você será feliz de verdade.
"Faça todas as coisas que gosta, a felicidade é simplesmente isso".
Autor: O Motivador Alessandro Baitello
Publicado em: 28/06/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário