domingo, 21 de agosto de 2011

Auto Confiança


   
  
O nosso planeta está em constante mudança desde a sua criação, e nós seres humanos não podemos ficar parados, ou acomodados esperando as coisas virem em nossas mãos.

Temos como exemplo dois casos: de uma geração onde as crianças e jovens conseguiam as coisas facilmente, pois os pais davam total atenção em tudo que solicitassem. Ou aquelas crianças e jovens que nada tinham de seus pais e ficavam a espera de ajuda, ou parados. Na realidade nos dois casos a geração não estava se adaptando a mudanças, não estavam evoluindo.

Muitas vezes não sabemos lidar com nossas frustrações, e não nos ensinaram que a vida não é fácil.

A humanidade deve se adaptar as mudanças sendo elas agradáveis ou não, e os pais e professores , a própria criança, jovem e adulto são responsáveis por esta adaptação.

Enquanto vivermos em um ambiente físico e em sociedade  teremos alegrias, tristezas, angustias decepções e problemas.

Para evoluirmos devemos lidar com todos os desafios se quisermos entender e superar essas adversidades físicas, e é apenas através das dificuldades é que perceberemos exatamente o que elas representam.

Uma dificuldade que afeta o desempenho do ser humano, levando-o a crises,estresses, vícios, doenças e a falta atitude ética para com seus semelhantes e a sociedade  é o “medo da falta de habilidade”.

O “medo da falta de habilidade” é o fator essencial na “falta de confiança”.

Um exemplo é quando um empreendimento de grande importância apresenta uma grave problema no seu desenvolvimento devido a falha de um indivíduo e esta falha apresenta como resultado que este individuo  se torne incapaz de concluir o empreendimento e que lhe falte a necessária autoconfiança para submeter-se  a um projeto semelhante no futuro.

Algumas pessoas são mais sensíveis emocionalmente do que outras e nunca poderão submeter-se a qualquer projeto que necessite muita capacidade ou talento, para isso a pessoa deve ter uma atitude honesta quanto as suas decisões e saber até onde pode chegar.  

Se tiver por alguma atitude impensada ou inconsciente adquirido este sentimento de inferioridade, segue algumas recomendações para superar e dominar este sentimento de inferioridade e ter potencial para o sucesso:

1º) Aplicar o que conhece e domina.

2º) Evitar a submeter-se a projetos complexos para os quais a pessoa não tenha a experiência necessária ou as quais não lhes são familiares.

3º) Começar com desafios bem simples, dominá-los e assegurar a si mesmo de ser capaz. Com o sucesso em qualquer coisa surge o orgulho pessoal e o desejo de sustentar este orgulho com novos empreendimentos.

4º) Dê um passo de cada vez e não tenha vergonha de sentir-se menos capaz do que qualquer outra pessoa. Em todas as etapas da evolução sempre haverá aqueles que estão acima de nós possuindo mais capacidade e experiência.

5º) Cada empreendimento de sucesso infunde um pouco mais de confiança e em cada pequena realização há uma contribuição à confiança geral que você está procurando.

6º) Devemos aceitar que nenhum ser humano é sempre bem sucedido. Se assim não fosse o que conquistaríamos no nosso planeta terra. Estamos neste planeta para evoluir e isto implica em grandes erros e falhas.

7º) Agradeça emocionadamente cada vitória, por mínima eu seja, mas não procure o impossível.

8º) Antes de ir dormir, com toda a humildade em forma de oração diga as seguintes palavras:

“Tenho força física e mental, tenho o desejo de prosseguir o que quer que possa surgir para dominá-lo, e ser bem sucedido em cada empreendimento que eu me empenhe com determinação.

Sei que o que procuro conquistar não é apenas para meu próprio benefício, mas também para o bem dos outros.

“Deus de minha compreensão", assegure-me a continuar tendo forças para ver meus empreendimentos se concretizarem e me dê o discernimento para escolhê-los com sabedoria.

Eu tenho a força eu tenho o desejo, não vou me entregar.

Que este pedido, esta oração fortaleza a resolução do problema para eu poder ver as coisas se solucionarem satisfatoriamente”     

Este texto colabora para melhorar a Qualidade na educação infantil e de geração, independente de classe social, raça e cor, assim como nas empresas que saberão avaliar e correr riscos e nos seres humanos que perderam sua auto estima voluntária ou forçadamente.

Autor: Darcio Calligaris 

Publicado em: 05/08/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário