Do site: www.mentecerebro.com.br | ||||||
Compreensão de conteúdo é maior quando há uma fusão de pensamentos | ||||||
Para fundamentar sua hipótese, Hasson solicitou a uma aluna que gravasse algumas histórias simples, de seu dia a dia. Simultaneamente, registrou a atividade cerebral da jovem por meio de ressonância magnética funcional (TRMf, na sigla em inglês). Em seguida, 11 voluntários foram convidados a ouvir a gravação. A análise dos dados demonstrou que, em vários pontos da narrativa, a atividade cerebral dos ouvintes foi muito similar à da voluntária que contou a história; foram registrados, em geral, apenas pequenos atrasos nessas similaridades, o que faz os cientistas pensar em uma espécie de resposta do cérebro dos ouvintes. Algumas áreas, porém, foram ativadas antes – o que pode ser explicado, segundo Hasson, por previsões sobre a continuação da história. Após os registros da TRMf, os pesquisadores fizeram perguntas aos participantes sobre o que fora dito. Como esperado, quanto mais intensa a harmonia da atividade cerebral entre o falante e o ouvinte, maior a compreensão do conteúdo. |
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Voz de locutor interfere em atividade cerebral dos ouvintes
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