segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As galáxias sinápticas de Mariko Mori 2/2)

Do site: www.mentecerebro.com.br, em 03 de outubro de 2011


Mostra em São Paulo reúne principais obras da artista japonesa; instalação que simula nave espacial projeta impulsos neurais dos visitantes

Daniele Queiroz
Wave Ufo (1999-2002): escultura de 6 toneladas traduz emoções e pensamentos dos observadores em desenhos e cores
[continuação]

Outras obras mesclam tecnologia de ponta e princípios budistas, marcando uma fase mais recente de Mariko, na qual é o observador que passa a desempenhar o ato performático dentro de estruturas criadas para interagir com o corpo e com a mente e assim criar “novas realidades” a cada contato, como na já citada Wave Ufo e em Oneness, que dá nome à mostra – o espectador é convidado a tocar e a abraçar simpáticos alienígenas feitos de technogel (textura moderna cuja consistência parece líquida). As estátuas respondem aos estímulos com batimentos cardíacos simulados, que variam de intensidade de acordo com o toque. Segundo o curador da exposição, Nicola Goretti, Mariko aborda a tecnologia como instrumento de unificação, como ferramenta que inaugura variadas formas de expressar emoções. A visitação é gratuita, porém é preciso retirar senha de espera para entrar na instalação Wave Ufo.
« 1 2
Oneness. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo. Grátis. De terça a domingo, das 9h às 21h. Informações: (11) 3113-3651. Até 16 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário