segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A cura pela palavra (5/7)

Da revista Mente & Cérebro, edição 225 - Outubro 2011


O psicanalista Christian Dunker, colaborador de Mente e Cérebro, fala sobre seu novo livro, Estrutura e constituição da clínica psicanalítica, em entrevista à editora Karnac Books, que lançou a obra na Inglaterra
[continuação]

9. Poderia nos falar um pouco mais de seu trabalho, de sua vocação e experiência profissional?

Eu nasci em 1966. Eu pratico psicanálise no Brasil e ensino na Universidade de São Paulo, no Instituto de Psicologia. Fiz o meu doutorado sobre a incidência do tempo e da linguagem na psicose da criança. Em seguida, estudei filosofia e as ciências da linguagem. Lecionei em inúmeras faculdades de psicologia, publiquei livros e artigos sobre a teoria lacaniana do sujeito e da interpretação, bem como sobre a teoria social e sobre a crítica da cultura. Hoje estou envolvido em duas grandes linhas de investigação: (1) patologia social: críticas da razão diagnóstica (sobre a disseminação do diagnóstico na nossa cultura e da patologização da vida cotidiana) e (2) marcas corporais e afecções da pele (sobre discursos e práticas em torno da modificação do corpo). Eu escrevo regularmente para a revista Mente Cérebro e para o site Carta Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário