segunda-feira, 11 de abril de 2011
A PSICOLOGIA DO SUCESSO 11/12
LIDERANÇA E COMPARAÇÃO (Continuação)
Líderes e outros agentes sde mudança também ajudam a promover modificações a estereótipos de grupos ao alterar as dimensões de comparação, as referênciasz ou o significado de atributos particulares.
Há uma percepção, entretanto, de que estratégias de criatividade social geralmente operam dentro de um consenso dominante, dificultando a modificação de estigmas e desvantagens - e estratégias de negação
podem prevalecer em vez de funcionar como forma de remoção da ameaça.
Uma terceira alternativa, então, é defender a oposição de grupo por meio de estratégias de competição social envolvendo engajamento em resistência ativa. Aqui os integrantes trabalham juntos para desafiar a legitimidade das condições (e estereótipos associados) que os definem como inferiores - tentando mudar o mundo que os oprime em vez das reações ao mundo existente: trabalham para combater os estereótipos,
buscando a emancipação. Essa estratégia foi justamente a alcançada por ativistas como Steve Biko e Emmeline Pankhurst por meio da consciência negra e feminismo, respectivamente. Eles desafiaram a legitimidade das comparações e estereótipos que dfeiniam seus grupos como inferiores e os substituíram por expressões de orgulho grupal. Eles foram (como um apoiador definiu Pankhurst) "remodeladores autodedicados domundo". E, quando seus oponentes faziam afirmações contra eles, agiam coletivamente para contradizer o discurso dos oponentes.
Da revista Mente & Cérebro nº 218, março/2011
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