terça-feira, 26 de abril de 2011

Redes Sociais – Perspectivas



Publicado em 21-Mar-2011,  por Gustavo Rocha

Na sexta-feira passada a Microsoft anunciou que na sua próxima versão do pacote Office (chamado de Office 15) o mesmo terá uma integração com o Facebook, como por exemplo mensagens instantâneas. Leia a notícia completa aqui.

O que isso muda?

Pode parecer pouco, alguns dizem que será até mesmo improdutivo (redes sociais em conjunto com word, por exemplo, mas é uma novidade pelo menos interessante.

Vamos analisar dois pontos:

    1.Tendência;

    2. Investimento;

Em relação a tendência, é inegável que as redes sociais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas hoje. Agora, sejamos francos: Uma gigante como a Microsoft não iria investir milhões em um novo software (atualização do Office – aliás, um dos seus melhores produtos) sem uma pesquisa de mercado e visão de que as redes sociais realmente são o futuro social.

Mesmo que possamos ignorar isto, basta analisar as tendências atuais: Blogs e twitter em alta, sites e correio (físico) em baixa. Não que ter um site não tenha a sua importância, mas sua finalidade não é tão graduada como blog e twitter, bem como redes sociais para os jovens.

E os jovens interessam?

Óbvio. São eles os adultos de amanhã. Eles que serão nossos clientes em alguns anos. Estar conectado a eles é mais do que fundamental: É questão de sobrevivência.

E o investimento?

O maior investimento que se faz em termos de redes sociais é o tempo.

Dinheiro? Não muito. As redes são em sua maioria gratuitas e integradas umas as outras. Uma publicação no twitter pode ser integrado com Facebook e LinkedIn, por exemplo.

Apenas isto basta?

Claro que não, as perspectivas das redes sociais vão para outro caminho: Interatividade.

Como assim?

As redes sociais são um meio tecnologico bem interessante de encontrar pessoas com interesses afins ou pessoas que já conhecemos na vida real e queremos ter maior contato.

Agora a pergunta é: Como fazer?

Se interessar pelas pessoas e pelos contatos. Ler o que é postado e responder quando possível ou interessar. Estar presente e ser presente.

Enfim,

As perspectivas das redes sociais são de crescimento e interatividade.

A pergunta que não quer calar: Você está preparado?

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário