segunda-feira, 9 de maio de 2011

Educação Financeira – Principais Aspectos


Publicado em 23-Apr-2011, por Sivaldo Dal-Ry


            Um dos primeiros aspectos a considerar é que Educação Financeira não deve ser direcionada para o conhecimento de técnicas ou macetes de bem administrar dinheiro. Também não deve ser como um manual de regrinhas fáceis. O principal objetivo da Educação Financeira deve ser o de criar uma visão adequada e saudável sobre o dinheiro. Deve ter a perspectiva do longo prazo, monitoramento e persistência.

De uma forma geral a Educação Financeira deve contemplar quatro pontos:

1 - Ganhar dinheiro

O desafio é educar para o futuro, 15, 20, 30 anos. Com as transformações tão abruptas e complexas que acontecem atualmente, é necessário educar a nós mesmos e, em especial, as crianças para um mundo completamente diferente de como conhecemos e fomos educados. O mercado de trabalho que mal podemos imaginar como será. A nossa melhor alternativa para tanto é desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio.

2 - Gastar dinheiro

Uma das primeiras lições a aprender e ensinar é diferenciar necessidade X desejo. É indispensável nos prepararmos para sermos capazes de diferenciar o "eu quero" do "eu preciso". Gastar em coisas que queremos é ótimo, divertido, saudável e é importante. Mas parte de nossas responsabilidades, como pais e educadores, é ensinar que, na vida, as necessidades vem em primeiro lugar.

3 - Poupar

Muitas são as razões para se aprender a poupar. A identificada com mais clareza é a da segurança. Embora seja correto é preciso levar em consideração algumas outras. Construir uma poupança cria disciplina, dá limite e ensina auto-respeito.

4 - Doar tempo, talento e dinheiro

            É preciso ter consciência de que contribuir financeiramente com boas causas é importante, mas não é o principal. O ato de doar deve ser encarado como parcela da responsabilidade social que cabe a cada um de nós. É urgente que nos eduquemos para perceber que a solução dos principais problemas, nossos ou do país, não dependem exclusivamente do governo.

Acima de tudo, a Educação Financeira é um processo contínuo que nunca deve deixar de ser realimentado. Com nossos atos sobre assuntos financeiros devemos deixar transparecer que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e uso do dinheiro.

            Tenha em mente que :

O Equilíbrio Financeiro não depende de quanto ganhamos, mas de como gastamos o que ganhamos

 

Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
dalryconsultor@gmail.com
43 9109-5345
Londrina – PR

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário