Baseado no pensamento de Paulo Freire,Ladislau Dowbor ,Pierre Lévy , PolanLacki ,Leonardo Boff, dentre outros pensadores contemporâneos, que propuseramum trabalho de desenvolvimento de competências, habilidades e práticas de modo ainstrumentalizar a comunidade educativa para a construção do mundo que se quer ondetodos tenham deveres e direitos.
Assim, cientes de que a educação é o mais importante investimento no futuro dahumanidade, e levando em conta que ela não é uma área em si, mas um processo permanentede construção de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, o atualconceito de educação, certamente precisa incluir essas transformações.
Não é apenasa técnica de ensino que muda, incorporando novas tecnologias.
É a própria concepção doensino que se vê obrigada a repensar os seus caminhos, e para que isso ocorra é necessárioauxiliar os educadores, pais e estudantes a entenderem para poderem interagir nessastransformações.
O mundo hoje constitui ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade ao mundo daeducação. Um desafio, porque o universo de conhecimentos está sendo revolucionado tãoprofundamente que ninguém vai sequer perguntar à educação se ela quer se atualizar.
A mudança é hoje uma questão de sobrevivência, e a contestação não virá de "autoridades", esim da crescente e insustentável percepção dos próprios alunos, que diariamente comparamos excelentes filmes e reportagens científicas que surgem na televisão, jornais e internetcom as simples apostilas, quadro negro e repetitivas lições da escola.
Uma oportunidade, pois com este paradigma, amplamente dominante, gera uma visãocontestadora, que deve assegurar à educação uma autonomia que lhe permita centrar-senos valores humanos, buscando a formação do cidadão, enquanto ser moral, ético, espiritual,a partir de uma visão crítica e criativa. Enfim, é preciso “aprender a aprender” e ensinar apensar.
Com essa filosofia homenageamos nossos professores que por sua sabedoria e didáticaconseguiram se tornar nossos mestres já que nos ensinaram muito mais do que a matéria ,mais o seu uso e principalmente uma filosofia de vida para mudarmos o mundo.
Só nos resta para agradecê-los continuar a disseminar as sementes do conhecimento queforam plantadas em nossa mentes e corações.
Suce$$o
Autor: Roberto Recinella
Publicado em: 30/05/2011. em www.qualidadebrasil.com.br
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