terça-feira, 5 de outubro de 2010

Descubra como mudar um COMPORTAMENTO





Publicado em 24-Sep-2010, por Fernando Viel



Sinto me entusiasmado e desafiado, entusiasmado por ser um assunto nobre, e desafiado porque meu seminário mais curto sobre esse assunto é de cinquenta horas, não estou exagerando. Acredito que comportamentos devem ser condicionados e condicionamento é repetição e intensidade, é igual falar, ler e escrever um idioma com perfeição.
Nos últimos dez anos tenho um foco único e irresistível, como transformar um comportamento rápido e permanente.

Entrego lhe um dos exercícios potentes da PNL, a tecnologia da transformação comportamental em um artigo e, também porque um dos segredos da satisfação é a contribuição. E neste momento me sinto orgulhoso de lhe entregar uma estratégia que funciona e dá resultados. Só trabalho com estratégias que dão resultados.

Primeiro passo para mudar um comportamento:
Qual é o comportamento que você quer transformar?
O que te impede de mudar?
Normalmente temos uma convicção limitante sobre mudar comportamentos, acreditamos inconscientemente que é pior mudar, do que ficar onde estamos.

Segundo passo:
Criar um sentimento de urgência tão grande, forte e intenso, que somos impulsionados a fazer algo.
Queremos mudar, porém isso não basta, temos que criar um impacto emocional, temos que imaginar com nitidez os reais P-R-E-J-U-Í-Z-O-S, os fortes prejuízos de continuar com esse comportamento indesejável.
E como fazemos?
A maneira mais eficiente é fazendo as seguintes perguntas:
Quais são os prejuízos que estou tendo com esse comportamento indesejado?
Escreva vinte e cinco fortes prejuízos.
E saber os prejuízos é importante, porém não suficiente, o que será decisivo é, saber que se não decidir mudar agora perderemos ou não conseguiremos o que mais damos importância em nossa vida.
Não sei o que é mais importante em sua vida, mas digo sem medo de errar, se não mudar agora você pode sabotar, iludir ou até mesmo não manter o que é mais importante na sua vida.
Atualmente, o que é mais importante na sua vida?

O passo seguinte:
Dê um chega, um basta neste comportamento destrutivo, com um verdadeiro “tenho”. Ex: “Tenho que mudar agora.”
E isso você pode fazer, esse poder está a sua disposição neste momento.

Agora, faça um exercício poderoso, visualize com riqueza de detalhes como você vai se sentir com o novo comportamento. Visualize a satisfação poderosa desse comportamento. Veja na sua mente o sentimento de gratidão desta conquista, imagine o orgulho que seus familiares vão ter de você com esse inteligente e novo comportamento.
Faça essa visualização três vezes por dia durante sete dias, e seu cérebro lhe dará com espontaneidade esse comportamento desejado. E por último, se comprometa com todas as fibras do seu corpo a viver por esse comportamento importante.

E se você fizer passo a passo essa técnica e se transformar, como se sentirá?
E se você fizer agora, e der resultado? E se você se vê transformado, e se seus amigos, parentes também o ver?
Dê esse presente para você, você merece, vai ser importante para sua vida.

Anos atrás, quis aprender a pilotar helicóptero, me inscrevi e fui para a aula, fiz aulas teóricas e no dia da aula prática, meu comportamento foi de não subir no helicóptero. Nem sabia desse comportamento, parei e refleti: “Calma Fernando, você trabalha com isso.” Imediatamente apliquei o exercício, e em questão de minutos, aniquilei o comportamento antigo, quem estava do meu lado, ficou surpreso com a manobra.
Logo em seguida, os instrutores que estavam comigo sabiam do meu trabalho, porém não imaginavam que era tão rápido. E vocês devem estar se perguntando, e a visualização de sete dias.
Naquele momento não esperei os sete dias, porque sabia profundamente que se entrasse no helicóptero uma vez, poderia entrar todas as outras, e que tinha que viver meus valores e um dos meus valores é ser competentemente corajoso em romper comportamentos limitantes.
Dois anos depois, decidi comprar meu próprio helicóptero e uso uma metáfora no meu treinamento ShowCuore - (Transformação Permanente) de fazer os participantes viverem uma das experiências mais valiosas, que é fazer um salto de para quedas e se libertarem de vários padrões limitantes.

Com a PNL essa tecnologia poderosa, nos últimos dez anos de treinamento e sessões particulares nunca falhei, não quer dizer que falharei no futuro. Portanto nunca falhei até agora. Não sou o papa da transformação e nem tenho pretensão, porém continuo vencendo os desafios até hoje. O que faz a diferença é V-I-V-E-R o que aprendemos, não amanhã e sim hoje.

Convido e te desafio a usar a técnica e quero que saiba o quanto lhe aprecio, porque se está lendo esse artigo é porque tem sede de desenvolver.
E se você utilizar os exercícios para aumentar a qualidade de sua vida, então todos nós treinadores e facilitadores nos sentiremos abençoados. Espero que tenhamos o privilégio de nos conhecer pessoalmente em um treinamento, ou até mesmo por acaso.
Viva o agora com paixão, divirta-se e que o Criador o abençoe.





F-E-R-N-A-N-D-O V-I-E-L -
COACH EXECUTIVO, PALESTRANTE COMPORTAMENTAL, MASTER E TRAINER EM PNL E PRESIDENTE DA VIEL TREINAMENTOS - ACADEMIA MUNDIAL DE PNL E COACHING.


www.viel-treinamentos.com.br


Fonte: www.gestopole.com.br

Um comentário:

  1. Vou reler e porei em prática pois quero mudar em diversas coisas. Depois conto. Margaret

    ResponderExcluir