Diz o ditado popular que tudo o que sobe, desce e a nossa vida é composta de ciclos, os quais podem ser previstos, bastando observar os sinais que são derramados ao nosso redor; todo aquele que não conseguir observar estes sinais, na maturação do ciclo, cairá com o declínio do mesmo, podendo ser tarde começar automaticamente novo ciclo.
Não precisamos estudar marketing para compreender o ciclo de vida de um produto, empresa ou pessoa. Todo o ciclo tem a introdução que pode ser considerada como desenvolvimento do produto, fundação da empresa ou aprendizado de uma pessoa. Logo após vem o crescimento ou a introdução do produto/empresa no mercado e a relação pessoa versus pessoa ou versus mercado.
Com o tempo, a maturidade se apresenta e é nesta fase que os avisos começam a aparecer e que – infelizmente – as pessoas não percebem; ficam cegas pelo sucesso, pela aceitação e pelas vendas ou relacionamento que têm; por parte de produto/empresa, com um volume acentuado de vendas, esquecem da concorrência que não vai deixar que outros ocupem o seu lugar; já se referindo a pessoas, outras concorrem com o espaço que ocupamos, quer na atividade comercial, social ou de relacionamento afetivo.
O tempo é furioso quando se trata de saturação, estágio posterior ao crescimento. Muitos se acomodam, aceitando o que vem pela frente. Tudo está bom e não conseguem perceber o que realmente acontecem. É o que sempre digo: saia de sua sala e vá observar sua empresa ou relacionamento de fora para dentro; de dentro você somente vê o que sempre está acostumado; já por fora o ângulo é completamente diferente e você passa de administrador a cliente; de empregado a empregador.
Muitas empresas já começam a quebrar na saturação ao perceberem que seus produtos, mesmo vendendo a mesma quantidade, não conseguiram acompanhar o crescimento da concorrência e/ou populacional. Vem o declínio e a perda de espaço, de cliente e de mercado em si (no relacionamento, perda do emprego, da família).
Hoje estou vivendo um momento esplendoroso e porque não dizer grandioso; estou na fase de crescimento, mas já estou preocupado com a saturação e por isto – atento aos sinais – procuro fortalecer as bases que me permeiam e sustentam, criando novas oportunidades e não deixando que o desânimo, o descaso e a falta de atenção possam interromper o meu crescimento e posteriormente o novo ciclo de minha evolução.
Estou sim motivado e isto ajuda no meu crescimento e desenvolvimento; o mesmo deve procurar os administradores e os vendedores em si; uma negação não é base para o fechamento de uma negociação; não basta oferecer, tem que encantar; não basta entregar, tem que repor na prateleira; não basta vender novamente, tem que fazer sempre um novo ciclo, no desenvolvimento de novos produtos ou agregando valores aos atuais e estando preparado para novo ciclo após o crescimento, evitando a saturação. Muitos casais terminam um relacionamento por não valorizarem seus pares, por não criarem novos momentos e por não perceberam que – mesmo com a idade – o cuidado de si e a não cobrança ao outro são fatores de novo ciclo.
Autor: Oscar Schild
Publicado em: 01/09/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário