segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doença e comportamento



Vivemos nos dias atuais, onde o planeta terra tornou-se competitivo, intensa de bens materiais.

Alcançamos as igualdades entre homens e mulheres, mas muitos princípios morais foram esquecidos e muitos seres humanos tornam-se cada vez mais individualistas , egoístas e infelizes.

Que dó de nós, não é mesmo?!

Esquecemos o respeito que devemos ter uns aos outros, falamos dos defeitos de nossos semelhantes é difícil elogiá-los, o índice de separação mundial de casais aumenta cada ano e os filhos são prejudicados pela carência de amor, passando esta revolta aos que estão ao seu redor  se não estiverem preparados para aceitar esta carência.

Os conceitos de respeito à dignidade do ser humano está sendo esquecido, a religião, fé e esperança estão desaparecendo da mente dos seres humanos,e quando nos vemos roubados, ou traídos, enchemo-nos de ódio,  de desejo de vingança e clamamos justiça  para aqueles que nos causaram tamanho dano, mas esquecemos que a régua da justiça nivela a todos.

Se pedirmos justiça contra o próximo, a mesma justiça se fará em nós também, pois não somos perfeitos somos todos devedores milenares das leis da vida. Quem não atirou a  primeira pedra?.

Para sabermos quanto somos imperfeitos, basta alguém nos pise no calo, para ver nossa reação, que alguém contrarie nossas decisões, para ver nossa reação que são de explosão, violência e ódio, pois a criatura que se revela nesse momento é o que somos.

É inumerável a falta de qualidade que possui o ser humano poderia continuar mas paro por aqui.

O resultado do que estamos plantando é o estresse que se torna uma doença física e mental, principalmente a depressão, e pode até levar a morte.

A medicina tem duas tarefas: ALIVIAR e CURAR.

Aliviar pode ser retirar a pessoa de um ambiente desconfortável, pelo significado de doença (disease), dis/falta de, ease/conforto.

Desde a época de Hipócrates, a doença vem sendo considerada uma desarmonia dentro  do próprio corpo, entre o corpo e a mente, entre o homem e o ambiente, ou defendendo-se a idéia de que é oresultado entre um choque de um agente patogênico (portador da doença) e um indivíduo suscetível.

Este agente pode ser externo ou interno. O que importa é a noção de especificidade, isto é de que agentes específicos provocam doenças especificas.

Isto vem a demonstrar que o ser humano com todas estas imperfeições mentais que está desenvolvendo e se habituando, pode adquirir  uma doença específica mental que pode se tornar física, e é por este motivo que o medicamento mais vendido atualmente  é o anti-depressivo.

Vamos rever nossos comportamentos, melhorar nossa qualidade de vida, desenvolver hábitos sadios, o respeito  e nos relacionarmos bem com nossas familiares, colegas, amigos e todos os seres humanos, procurando entender que todos temos as mesmas necessidades e cada um tem um comportamento particular, e que precisamos de carinho e compreensão.

Bibliografia:Além das Balas  Mágicas -Bernard Dixon, Seareiro Fev.2009.

Autor: Darcio Calligaris

Publicado em: 09/09/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário