domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Poder das Ideias


Publicado em 18-Jan-2011,  por Marcio Vieira

Ideias são muito parecidas com os vírus. Assim como um vírus não está tecnicamente vivo, uma ideia também não, mas ambos se reproduzem quando pessoas entram em contato entre si. E ambos são difíceis de erradicar.

A maioria dos vírus são ideias ruins. Mas não existe impeditivos para criar uma ideia viral benéfica. Esses 'vírus' têm três características:

1. Devem ser atraentes - nunca se esqueça disso.

2. Devem ser algo que você esteja disposto a compartilhar.

3. Deve causar uma mudança positiva no mundo.

A parte cativante de compartilhar acontece o tempo todo. Você vê que na forma de citações famosas. Uma idéia de 'vírus inofensivo' é a citação de John Lennon "Dê uma chance a paz." É cativante, e tem uma mensagem positiva, mas provavelmente não faz as pessoas a agir de forma diferente. É muito generalizada.

Eis um exemplo de Ideia Viral significativa: A educação é o antídoto para a guerra.

A engenharia por trás da ideia é que você quer que isso seja verdade, porque sugere uma alternativa para a guerra. Isso é o que começa a enganar suas defesas racionais.

Sua mente racional pode vir até com muitos exemplos em que os países relativamente educados se envolveram em guerras. Mas o "vírus" já passou pelo seu filtro racional. A verdade desejada é sempre mais forte que uma verdade evidenciada.

A segunda parte da engenharia é que a frase em si é agradável, enérgica e citável. Você pode imaginá-la em um adesivo no vidro traseiro do seu carro.

Repare que essa idéia de vírus usa a palavra educação ao invés de conhecimento. 'Conhecimento' é uma palavra que gera conflitos, porque as pessoas sempre estão em desacordo sobre os fatos. Mas a 'educação' é universalmente desejável. Mesmo os talibãs acreditam que precisam aprender alguma coisa, como o funcionamento de armas.

A longo prazo, o mundo terá que descobrir como melhorar os níveis de educação geral no interior dos países mais problemáticos. Pode-se imaginar um futuro no qual os países ricos contrabandear milhões de iPads para países pobres e forneçam internet sem fio gratuita para as massas. Então o mundo pode sentar e deixar que a educação aconteça.


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário