segunda-feira, 19 de julho de 2010

Para aprender outro idioma VII

por Jan Dönges
Divulgação
NO PALCO: Peça encenada na escola Cultura Inglesa, em São Paulo, com o objetivo de facilitar o aprendizado.


[continuação]


Experiência lúdica

Susanne Even dá um passo à frente ao mandar seus alunos da Universidade
de Indiana fazer teatro. O “gramaticodrama” se baseia na abordagem pedagógico-dramática desenvolvida por Manfred Schewe, da Universidade de Cork, na Irlanda. “Não apenas representamos, buscamos formas próprias e corretas de dizer ‘o que o outro disse’, trabalhamos com o discurso indireto e exercitamos as construções de frases em variadas situações.” A proposta privilegia também a experiência lúdica: os alunos se preocupam com vários aspectos como expressão corporal e a interação com os outros, deixando de lado a timidez. A pesquisadora ainda não tem dados comparativos sobre o método, mas tem esperança de que, de forma mais descontraída, os estudantes finalmente aprendam uma língua estrangeira de maneira prazerosa e efetiva.


Da revista Mente & Cérebro n° 210, de julho/2010

ou veja em: www.mentecerebro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário