sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COMO EXPLICAR O HOMEM!



Publicado em 29-Nov-2010, por Antônio Paiva Rodrigues


É notório aquilatarmos como as pessoas se influenciam mutuamente. Dizem que os homens na aparência vivem “uns com os outros”, mas na realidade isto não acontece, pois vivem apenas “perto uns dos outros”. Seria cada um por si e Deus por todos? Talvez sim! Talvez não. Suas emoções invadem consciente ou inconscientemente a vida dos demais. Existe uma inter-relação entre eles tal qual como se unem as coisas. Por seu comportamento imprevisível é difícil explicar e compreender o comportamento humano. “No homem encontramos algo impossível de ser reconhecido, de ser demonstrado, algo que escapa a toda ciência de pesquisa: uma ânsia de liberdade e tudo o que a ela prende”.

O homem é sempre mais do que aparenta, tanto de um modo geral, como particular. A ânsia de liberdade povoa o coração humano e está sempre preocupado com o “além do mundo”. A curiosidade está presente em seu ser sempre. O homem pode ter o espírito bom ou o espírito mal. Como o homem sendo produto do meio, ele é um ser sociável ou não. Se seu ambiente de vida e de trabalho for bom com certeza será um deles. Se ocorrer o contrário a tendência ao mal é bem maior do que se pensa. A crueldade e o sadismo aparecem em certas idades, porém de maneira furtiva e esporádica. Temos que educar a criança para que ela se torne um homem de bem no futuro.

Considera-se, em geral, permanentemente cruel, como sendo neurótica. Crianças que matam moscas, que martirizam cachorros e gatos, que beliscam os colegas, que contam calúnias para fazer sofrer os amigos, são crianças que por algum complexo, foram levadas à maldade. Este traço é comum em certas doenças mentais, por isto mesmo, quando ele perdura, a criança deve se examinada minuciosamente para que no futuro possa ser um homem de bem. Os colégios nesses casos tem uma responsabilidade muito grande, pois além de lidar com o comportamento inadequado do aluno devem participar todas as irregularidades aos pais.

Quando a criança não recebe a atenção necessária vai se tornar um homem complicado. A culpa desse estado de coisas, em grande parte pode ser atribuída a certas teorias que afirmam ser os impulsos do homem, reflexos de suas reações primitivas. De acordo com essas teorias, tudo o que é bom no ser humano desaparece, mas na realidade isso não real. As qualidades negativas e os comportamentos maus dos homens podem ser tratados e não é uma via de regra para isolar o ser humano da sociedade em que vive. A educação sempre foi um estímulo na vida humana.

Outro aspecto que poderá influenciar positivamente no comportamento do homem é sua crença num Deus, Onipresente, Onipotente e Onisciente e participar ativamente de qualquer religião que patrocine a sua reforma intima. Costuma-se dizer que “espírito de porco” é o adulto que se desvirtua do bem, mas esse espírito também existe nas crianças. Entre três e cinco anos, todas as crianças passam por uma fase onde, sistematicamente recusam obediência. É a idade do “não”, como a denominam os psicólogos, durante a qual a criança fez um treino da sua vontade própria. As ligações constantes que fazemos entre a criança e o adulto tem uma finalidade, pois tudo depende de uma infância bem estruturada para que possamos evitar as ações deletérias que acontecem nos dias atuais, onde crianças e adultos se nivelam nas ações criminosas, entre elas: furtos, assaltos, sequestros, crimes de morte, vícios de todos os matizes e até na prostituição.

Devemos evitar o contágio de uma criança educada com uma criança problema. As crianças de rua, normalmente não são de rua, pois ao anoitecer se recolhem aos seus lares. Muitas vezes são exploradas pelos próprios pais e parentes como forma de aliviar a preguiça, ou como forma de reforçar seus vícios, sugando as crianças de forma inadequada e hostil. Para viver bem o homem precisa ter respeito por tudo quanto vive, pois é do respeito e de uma perfeita avaliação de valores que um individuo retira a sua força vital. A vida perde todo o sentido e o individuo vê-se reduzido a si mesmo, quando perde o respeito por si mesmo e pelos demais. É nessa hora maldita que o homem começa a se degredar perante a sociedade em que vive.

Carinho, amor, fidelidade, amigos sinceros são antídotos para que o homem viva sempre bem, em paz consigo mesmo produzindo o necessário para si e para a sociedade em que vive. O professor Montalvão especialista no assunto nos conta coisas formidáveis sobre o comportamento humano e o que ele pode representar para a humanidade. Por que o homem adere com facilidade à violência? Por que o homem pensa somente no proveito próprio? Por que o homem pende para o egoísmo? Por que o homem esquece o seu próximo? Com certeza se o homem possui todos esses predicados negativos ele faz parte do rol de materialistas e de agnósticos, inconcebíveis nos dias atuais.

É normal vê-se frequentemente pais que, em momentos de bom-humor e satisfação, brincam, agradam e satisfazem todos os caprichos dos filhos. Isso não é de bom alvitre para nenhuma criança, pois os pais devem aprender a dizer não, mesmo contra a sua vontade, mas em benefício de seus pimpolhos. Deus criou o homem a sua imagem e a sua semelhança, mas não coadunamos com essa afirmação, pois a imperfeição domina o homem e Deus é Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas, A psicologia social, a pedagogia, a psicopedagogia, a psicanálise e outras ciências deveriam ter maior importância na educação humana. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIR/CE

Fonte: www.gestopole.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário