segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TÉCNICAS DE CONTROLE DA MENTE


Publicado em 6-Nov-2010, por Nelson S. Lima


O controlo da mente é um tema que tem atraído a atenção de muitas pessoas e inspirado muitos cineastas na realização de interessantes filmes de espionagem e ficção científica.

Americanos, chineses, norte-coreanos e polícias da antiga União Soviética desenvolveram inúmeras investigações visando adquirir a supremacia neste domínio do poder sobre a mente. As informações são sigilosas e muitos documentos foram queimados.

Apesar dos desmentidos, o controlo da mente esteve (está) ao serviço de governos, ideologias e religiões.

O controlo da mente é um assunto delicado, pois levanta questões éticas e morais. Todavia, o controlo da mente também pode realizar-se em contextos social e moralmente aceitáveis. O controlo da mente - sobre os outros - se faz facilmente pois o ser humano tem pouco desenvolvida sua capacidade de defesa face aos instrumentos e às mensagens de controlo que lhe são aplicados. O ser humano é ingênuo e crédulo. Seus recursos defensivos - incluindo seu senso crítico - não estão musculados e, por isso, é facilmente manipulável mesmo sem o sentir.

No nível 1, o exercício do controlo da mente, se faz quando tentamos convencer os outros da validade da nossa argumentação e procuramos estabelecer crenças em suas mentes. É o que se faz, por exemplo, na escola tradicional em que as criancinhas aprendem as instruções ditadas pelos professores. Ninguém discute a "sabedoria" e as "certezas" dos professores. Esta atitude torna as crianças altamente vulneráveis aos "ensinamentos" da autoridade que a criança sente no professor. Desde esse momento seu cérebro fica preparado para futuras manipulações. E porquê? Porque a escola não desenvolve o senso crítico nem permite a contestação, a dúvida ou negação. Professor manda. Professor sabe. Professor é autoridade. E os pais confirmam.

Nos níveis superiores chegamos à propaganda: a comercial e a eleitoral. Aqui, muitos esforços têm sido feitos para que as mensagens sejam credíveis e sejam aceites como verdades. Formam-se crenças. Veja-se o poder que certas marcas têm sobre os jovens ao ponto de estarmos certos de que muitos consumidores não compram os produtos mas as marcas que lhe dão nome. Os exemplos são muitos: a Coca-Cola, a Adidas, a Nike, etc.



Ingenuamente, milhões de consumidores "confundem" as marcas com os produtos de tal forma que através de "testes cegos" (em que os voluntários ignoram as marcas) eles perdem o sentido de escolha. Os erros que cometem revelam como a "marca" influi suas preferências. Isto é aceite pacificamente mas a verdade deve ser dita: é manipulação da mente. Consumidor informado e dotado de sentido crítico e racional não reage por impulso nem emotivamente ao ponto de ser controlado.

Na espionagem e na política de alto nível, as técnicas de controlo da mente para impor ideias, crenças, ideologias e outros vírus mentais são mais refinadas. Veja-se o que acontece na Coreia do Norte: as grandes paradas militares, a restrição da informação e sua manipulação, o endeusamente do "Grande Líder" (o presidente do país que acaba de passar o Poder ao filho como se fosse um monarca) levam a que milhões de norte-coreanos sejam objeto de controlo da mente. Os que conseguem se defender dessa força poderosa têm consciência que vivem num país aterrador. Os que estão manipulados (trabalho que começa na escola) assumem que seu país é o melhor do mundo e que todos os outros são inimigos letais.

Poderia ensinar você técnicas militares e políticas de manipulação e controlo da mente. Mas isso seria perigoso pois as tornaria públicas. Prefiro dizer-lhe como você pode criar defesas contra ações deliberadas de controlo da sua mente que certas corporações, grupos organizados e outras instituições estão neste preciso momento tentando. Fica para um próximo artigo.





Nelson S Lima

Ceo do Instituto da Inteligência Europa

Diretor Nacional da EURADEC Inglaterra *

Associação Europeia para o Desenvolvimento da Educação e da Cidadania

Diretor de Investigação em Psicologia da EURADEC Alemanha (sede)

www.euradec.eu

www.infoinstitutodainteligencia.com



Fonte: www.gestopole.com.br

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