quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mensagens para o inconsciente (5)




Como os estímulos subliminares
influenciam nossas decisões


Como deve ser o estímulo para que passe despercebido? Pode ser de vários tipos, como
demonstraram experiências desenvolvidas por psicólogos e neurocientistas. Sem que saibamos,
o cérebro entende palavras, intterpreta a mímica dos rostos, decifra símbolos e capta sons.
Numerosas experiências de priming (facilitação) desvendam a influência dos símbolos que
escapam à consciência: um impulso desencadeado abaixo do patamar limite, o prime, influencia
a reação a um estímulo percebido conscientemente, o target (alvo).
Os exemplos clássicos dessas experiências têm base nos números; os participantes veem na
tela um número entre 1 e 9 e devem classificá-lo apertando a tecla esquerda se inferior a
5 e a direita, se superior. É uma tarefa tão simples que, em geral, ninguém costuma errar.

A ação dos estímulos subliminares se manifesta principalmente no tempo da reação: os
indivíduos reagem mais rápido se, antes do estímulo-target percebido conscientemente,
aparecer ligeiramente um estímulo-prime subliminar, que requer apertar a mesma tecla. Se,
por exemplo, um 7 for rapidamente iluminado antes de um 8 percebido conscientemente,
os participantes decidem com mais rapidez apertar a telca correta. Ao contrário, um 4
subliminar os faria hesitar por mais tempo. A experiência também funciona se o número
estiver escrito por extenso, como no caso de "sete". As palavras com significado emotivo,
como "medo", também influenciam a escolha, e a mímica dos rostos, mais ainda.



Extraído da revista Mente & Cérebro n°214, novembro/2010

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