Como os estímulos
subliminares
influenciam nossas decisões
subliminares
influenciam nossas decisões
A elaboração subliminar da expressão facial foi acompanhada em 2007 pelos psicólogos Monika Kiss e Martin Eimer, pesquisadores da Universidade de Londres, por meio do registro de medidas com o eletroencefalograma (EEG). Durante a experiência, 14 participantes eram orientados a diferenciar as fotos de pessoas com expressão assustada ou neutra. Os voluntários conseguiam realizar a tarefa com desenvoltura se o rosto fosse exibido por 200 milissegundos. Quando o tempo era reduzido para 8 milissegundos, as respostas eram eventuais.
Neste caso, o estímulo podia ser definido como subliminar. Mesmo assim, o eletroencefalograma
mostrava as mesmas variações que têm origem também com a percepção consciente.
O "mito da ação subliminar" tem, portanto, uma base empírica: estímulos não captados
conscientemente provocam reação que pode ser medida no cérebro. Não é aceitável, porém,
falar de uma manipulação profunda dos nossos julgamentos e decisões.
Extraído da revista Mente & Cérebro n°214, novembro/2010
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