terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SE CUIDE. NÃO APRENDA A ERRAR...



Publicado em 4-Nov-2010, por Nelson S. Lima


Atualmente é proibido errar

Sejamos francos: errar é humano mas, realisticamente falando, não deve ser considerada uma ocorrência normal. Foi isto o que eu aprendi com os meus mestres. Devemos ser rigorosos para que os erros sejam sistematicamente eliminados. Só assim nos aproximamos da perfeição e da segurança máxima.

Aprender com o ERRO é um dever de todo o bom profissional. Mas devemos estar atentos a um detalhe: o ser humano também aprende a errar e a manter-se no erro sem se aperceber da situação.

Um antigo mecânico meu (que trabalhava com meu carro esportivo) foi-me apresentado como sendo um profissional muito experiente: mais de 20 anos de contato com automóveis de competição. Fiquei esclarecido quando o motor do carro partiu depois dele cometer uma série de negligências. Pouco depois contratei um técnico jovem com apenas 5 anos de experiência mas que não cometia erros e fazia uma auto-avaliação constante. É meu atual homem de confiança naquele serviço.

Veja como se aprende a errar

O que eu aqui quero alertar é para o fato de que aprender a cometer erros é um risco que muitos profissionais correm. E porque se trata de memorização pura, eles insistem nos erros durante muito tempo (até se tornarem rotina).

Errar é também muitas vezes fruto de má aprendizagem. É por isso que eu não me entusiasmo nada quando um sujeito me tenta impressionar gabando-se de ter 10 ou 15 anos de experiência. Experiência só é válida se tiver sido talentosa e enriquecedora (para o próprio e para a(s) empresa(s) onde trabalha ou trabalhou).

Muitos erros são devidos a pura negligência ou ignorância. São estes que se aprendem sobretudo nos primeiros anos de trabalho. Mas outras causas podem estar presentes: fadiga (sono, estresse, etc.), pressa, impulsividade, tédio e défice de atenção.

É evidente que também podem existir causas remotas. Ou seja, há erros que se devem a problemas cometidos muito tempo antes (por exemplo, na infância e na adolescência) e da conjugação de fatores diversos (excesso de confiança, incorreta avaliação dos riscos, etc.).

Para se aprender com os erros é de todo o interesse saber analisar os fatores e as causas diretas e indiretas que possam estar presentes. Se você comete erros com bastante frequência é altura de refletir sobre o assunto. Analise em que situações e circunstâncias eles surgem e se repetem. Talvez venha a ficar surpreendido com o que irá descobrir. E seguramente que vai aprender a não errar tantas vezes.



Nelson S Lima

nelsonlima@europe.com

Ceo do Instituto da Inteligência

Diretor Nacional da EURADEC Inglaterra*

Diretor de Investigação Psicológica na EURADEC Alemanha*

*EURADEC é a Associação Europeia para o Desenvolvimento da Educação e da Cidadania e tem sede em Berlim (Alemanha).

www.euradec.eu



Notícia:

Saiba mais como obter meu curso CIÊNCIA DAS EMOÇÕES visitando

www.cienciadasemocoes.blogspot.com

Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário