quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Simplificar é a Palavra de Ordem


Publicado em 23-Nov-2010, por Sergio Antonio Meneghetti


Em 1980 eu trabalhava em uma instituição localizada na USP em São Paulo, nesta época estava iniciando meu curso superior em Química.
Na faculdade alguns amigos questionavam-me:
- onde você está trabalhando e o que faz no trabalho?
Eu respondia na forma de bom humor, meia verdade e numa linguagem técnica.
- Eu trabalho no “Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares”, lá sou “Técnico de Nível Médio Especializado em Energia Nuclear Grau II’, trabalho no setor de Reprocessamento de Urânio Combustível, e utilizo um instrumento que consiste em uma haste de 1,20 metros de comprimento conectado a uma base de 10X40 centímetros contendo milhares de cerdas sob sua superfície, e o mesmo tem a função de remover partículas cristalinas e amorfas de superfícies planas em um ambiente que contenha a presença de materiais radioativos.


Agora descrevendo a mesma ação em uma forma mais simplificada:

Trabalho no IPEN, na USP, na Unidade de Reprocessamento de Urânio varrendo o chão.

É a mesma informação.

Expressar idéias ou ensinar inovações num linguajar erudito ou difícil é importante para o desenvolvimento, mas esta fica restrita a pequenos grupos. Assim, de certa forma, estaremos gerando castas intelectuais, e o conhecimento ou informação não consegue chegar as maiores camadas da população ou cria-se desinteresse pelo assunto.

Não estou emitindo crítica ou falando se é certo ou errado, minha intenção é apenas tentar lançar a idéia (que acredito não ser o único a esta finalidade) de sintetizar as informações sem perder a essência destas, e sempre embutir algo positivo para melhorar o todo.

Não quero que a linguagem sofra retrocesso, pois tudo “deve” evoluir.

Em uma rápida análise podemos verificar o volume enorme de informações que chegam a todo instante, diria que é até uma maldade com a nossa pessoa. Conhecer é vital, porém estressar é a morte.

Nós da Geração “X” não podemos imprimir na Geração “Y” uma carga que terá efeitos nocivos para o futuro desta, nós sofremos os efeitos daquilo que plantaram pregando o Super Profissional, ou seja, saber de tudo, estar preparado para varias posições, ser um líder nato, gerir ou construir sem poder errar, colocar os negócios ou empresa em primeiríssimo lugar, enfim, o todo poderoso.

O que estamos colhendo com esta situação pregada num passado não muito distante?

Sucessos, status, posições, títulos, conforto, conquistas monetárias, respeito, conhecimento, inteligência, em contra partida conseguimos: decepções, quedas, desprezo, perdas monetárias e morais, estresse, frieza nos sentimento, separação familiar, e a falta de sabedoria.

A juventude será o futuro do planeta, mas a responsabilidade deste futuro pertence a nós que temos a obrigação de imprimir as boas bases e o sábio exemplo para esta moçada.

Os pais no afã de dar o melhor para os filhos e prepará-los para o mundo competidor, matricula seus filhos em tenra idade, coloca em cursos disto ou daquilo, e os pobrezinhos sofrem para poder realizar aquilo que os pais não foram, perdem a infância (seu momento mais precioso) para poderem se preparar para serem os melhores “malas” no futuro, ou perderem o sentido real da vida, que é viver as mais variadas experiências.

Vamos sintetizar o máximo e sem exigir o máximo, cada um tem seu talento próprio, vamos ensiná-los a explorar estes talentos e ensinar aquilo que ainda possuímos de bom, mostrar que ser competente é uma coisa e ser competitivo é outra este ultimo de caráter nocivo, pois, quando você compete você se isola e quando você é competente você agrega.

Assim como a necessidade gera o órgão para sua função, acredito que toda esta transformação no linguajar e na tecnologia no sentido de minimizar o tempo, tem sua função evolutiva.

Outro credo de minha parte é que: o escopo maior deste momento é para o homem com a simplificação do todo, ter mais tempo para sua comunhão familiar e espiritual, enfim, “viver”.

Aos Amigos que tem a nobre missão de levar a informação e conhecimento, fica meu humilde apelo, vamos simplificar para ajudar a melhorar o mundo.

Talvez eu esteja na contramão,
Mas esta é minha opinião.
Tento plantar sabedoria,
Pra colher evolução.

Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário