sexta-feira, 11 de março de 2011

Blogs? Sim, vale a pena!


Publicado em 28-Feb-2011, por Gustavo Rocha


Um recente paper escrito por Larry Bodine nos EUA demonstrou uma realidade que há muito tempo defendemos neste Blog: Vale a pena investir em blogs.

O paper demonstra exemplos claros de advogados americanos que tiveram incrementos de negócios em razão de estarem usando os blogs como ferramentas de comunicação com os clientes. Leia o paper completo aqui.

Em um destes exemplos, um blog de um advogado americano iniciado em 2004 hoje conta com 75 mil visitas por semana, além de uma newletter de pelo menos 15 mil emails. Estamos falando de um conteúdo chegar a mais de 300 mil pessoas em um mês.

Alguns poderão dizer que este número não é tão alto, que existem cadastros para vender na internet de milhares de emails.

Concordo.

Assim como devem concordar que nestes cadastros existem emails falsos, emails que ninguém lê, emails que já estão nas listas de spam dos provedores, etc.

Prefiro, ao meu ver, ter 10 leitores do meu blog verdadeiros, que se interessem pelo que escrevo, do que milhares fakes/falsos, apenas para engordar números.

Você tem um blog? Conte para nós a sua experiência.

Em clientes que implementamos a mídia eletrônica (produto da consultoria GestaoAdvBr para área jurídica) – baseado em site, blog e twitter – obtivemos números expressivos (cerca de 30% a 50%) de aumento de visitas.

Isto significa que você advogado, escrevendo periodicamente em um blog dos assuntos que atua, trocando experiências pessoais e de mercado no twitter e um site integrado ao blog e twitter está desenvolvendo um trabalho bem interessante e de futuro na mídia eletronica.

Agora, sejamos práticos: Ter um blog para escrever de direito apenas, não vale a pena; O blog precisa ser focado em negócios.

Vejamos:

Você escreve em um blog sobre a influência do aumento da base tributária sobre um determinado produto. Diz a lei, cita jurisprudência, fala em termos bonitos e técnicos. Quem vai ler o seu blog? Outros advogados, querendo saber como ofertar este mesmo produto para os seus clientes.

Não dê seu conhecimento para os concorrentes!

Quer escrever em um blog? Ótimo. Escreva de maneira direta, em português bom, mas simples, fale dos impactos do mercado, de como alguma decisão afeta a vida das pessoas, comungue seu entendimento como cidadão e como profissional. As pessoas gostam de se identificar com aquilo que lêem.

Escreva com periodicidade, pelo menos uma vez por semana. O ideal é de duas a três vezes por semana.

Use e abuse dos recursos dos blogs: Post pré escritos para postagem futura, incorporar vídeos, slides nos posts, ter RSS de outros blogs do mesmo assunto, Tags e Categorias que sirvam de facilidade para os leitores, enfim, o que puder ser útil para quem lê.

O relato dos EUA é apenas um indicativo nosso. No Brasil, os blogs tem a sua força e comando. Alguns escritórios já perceberam a sua importância e realidade, usando esta ferramenta com intensidade.

E você? Já tem um blog? Está esperando o quê?

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br


do site: www.gestopole.com.br

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