segunda-feira, 21 de março de 2011

Redes Sociais: A importância nos dias de hoje


Publicado em 2-Mar-2011,  por Gustavo Rocha


Uma interessante pesquisa foi publicada semana passada pela agência digital Razorfish. Foram pesquisados cem mil usuários de internet em diversos aspectos e os resultados são importantes para uma reflexão de como investir em marketing digital.

A pesquisa tem um bom número de pessoas entrevistadas e com resultados que trazem uma boa reflexão.

Leia a pesquisa completa aqui (em inglês). Aqui a reportagem da pesquisa em português.

Destacamos alguns pontos da reportagem:

    Entre as conclusões está o fato de que o consumidor ainda não consegue enxergar as plataformas on line como fontes de envolvimento com uma marca, uma vez que não atendem a todas as expectativas da audiência. A maioria das pessoas prefere métodos mais tradicionais como o e-mail, sites da empresa ou, ainda, por meio do boca a boca.

    Os consumidores citaram o fato de sentirem-se valorizados como sendo o elemento mais importante para o envolvimento com uma marca. “Todos querem a mesma coisa. Assim, as empresas devem se preocupar menos com a construção de inúmeros canais e pontos de contato e mais sobre como assegurar que cada interação com o cliente comunique valor”, aconselha Tassinari.

O resultado não surpreende muito, mas pelo número de entrevistas temos uma boa noção de como as mídias eletronicas podem e devem ser utilizadas em prol do marketing.

Em resumo: Temos que ter foco. De nada adianta ter 15 redes sociais e não atualizar, interagir com os contatos ali existentes. Não é o número de seguidores que faz a diferença. O diferencial está na qualidade da informação e na interatividade.

Neste sentido, o twitter é a febre das redes sociais. A própria pesquisa ressalta isto:

    Como parte do estudo, a Razorfish também criou uma ferramenta intitulada “Ranking de Influência do Consumidor” – uma equação que auxilia as marcas a avaliarem o valor de um consumidor com base em sua influência e alcance, bem como a intenção e o poder de compra deste indivíduo. A equação baseia-se fortemente no Twitter, uma vez que o serviço de microbloging é a mais pública e controlável de todas as principais plataformas sociais, observa o relatório.

Como defendemos neste blog há muito tempo (discorremos sobre o twitter desde o início de 2009), uma abordagem de site, blog e twitter tem uma eficiência em marketing eletronico, aumentando o ranking nos motores de busca e alcançando seguidores reais e qualificados para as mídias produzidas.

Lógico que tudo passa por informativos interessantes, com foco no que os seguidores querem ler e saber.

De nada adianta colocar notícias diversas e variadas sem um foco definido. Se você quer chamar a atenção do seu negócio para um determinado público alvo, o primeiro passo é saber o que este público quer ler e estar informado. Sempre busque, além de notícias, colocar curiosidades. A tônica de qualquer interatividade na internet é ser sério e respeitoso sem ser sisudo. Não precisamos de carranca (mensagens tecnicas e jargões de difícil acesso). Precisamos de linguagem simples e direta, para que possa ser compreendido pelo seu público alvo.

Você está preparado para esta realidade?

As pesquisas mostram claramente que você deve(ria) estar.

Pense nisto.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário