segunda-feira, 28 de março de 2011
A PSICOLOGIA DO SUCESSO 04/12
O artigo de 2007 de Beilock explora a integra essas ideias pesquisando dinâmicas cognitivas da ameaça dos estereótipos.No campo do desempenho das mulheres em exercícios de matemática, uma série de experiências reitera, por exemplo, o efeito padrão da ameaça dos estereótipos: elas mostram que o efeito é mais pronunciado em atividades que requerem raciocínio verbal e demonstram que a presença de ameaça dos estereótipos aumenta relatos de preocupação. Mas as consequências podem ser evitadas se as pessoas aprenderem a desempenhar as tarefas de modo que elas não exijam esforço mental. Esta constatação se baseia na evidência de que as mulheres não sucumbem aos efeitos da ameaça dos estereótipos se
decorarem as respostas dos problemas matemáticos (como se faz ao aprender tabuada), de forma que a produção dependa apenas da memória de longo prazo.
Esses estudos revelam que demandas ligadas à ansiedade sobre a memória verbal de curto prazo podem ser superadas. O trabalho contribui de forma substancial para compreendermos que os processos da memória tem efeitos na dinâmica relacionada à ameaça.
A exposição aos estereótipos pode ter tanto consequências desejáveis, quanto indesejáveis. Ou seja, em determinadas circunstâncias, a exposição a estereótipos sobre o grupo de alguém serve para melhorar o desempenho em vez de comprometê-lo.
Fonte: Revista Mente & Cérebro nº 218, março/2011
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