quinta-feira, 3 de março de 2011

Regras X Bom senso



Bom Senso

È um contra senso lastimável
Não utilizar o bom senso numa situação
Tudo na vida é mutável
São regras da Criação.

Ontem à tarde fiz uma pequena visita a Campos do Jordão, havia prometido ao meu filho menor um passeio motorizado em trilhas.
Como estou residindo próximo desta cidade, eu minha esposa e meu filho menor subimos a Serra da Mantiqueira em trajes simples, era apenas um bate volta.

Enquanto o garoto fazia o passeio nós fomos tomar um chocolate para passar o tempo no centro do Capivari.
Compramos os chocolates e como a loja não tinha cadeiras, saímos.
Em um restaurante na frente da loja havia mesas e cadeiras na calçada, pedimos a uma funcionária permissão para utilizar uma das mesas do restaurante.
Apesar de não estar na posição de clientes da casa no momento, a profissional utilizando o “Bom Senso” permitiu a nossa utilização daquele espaço reservado, afinal não havia mais movimento na cidade e teoricamente também não teria problema.
Sentamos e começamos a conversar, o cardápio na parede chamou-nos a atenção pelos pratos e preços, comentamos de voltar ao local para almoçar ou jantar em outra ocasião e pedimos mais detalhes a atendente sobre os pratos do restaurante.
Minutos depois fomos surpreendidos por um garçom da casa falando que não era permitido a utilização do espaço sem consumir na mesma, minha esposa até argumentou em tom de brincadeira:
- não acredito que você está pedindo para gente se levantar e sair!
O mesmo confirmou e falou que para ali estar havia uma consumação mínima de R$ 30,00 por pessoa, neste momento percebi pela fala do mesmo a descriminação socioeconômica, pois não estávamos com as vestes para passeio, como é natural em Campos.
 Neste momento ele estava atendendo uma “Regra” da casa, porem, sem o mínimo “Bom Senso” e ainda falando em tom arrogante, tudo o que não se espera em um prestador de serviços.

 Resumindo:
Se fosse o dono provavelmente quebraria as regras utilizado o bom senso, pois ali poderia estar clientes potenciais. Por isso ele é dono, pensa maior.

Se eu fosse um advogado poderia enquadrar aquela situação pedindo indenização por constrangimento e descriminação, causando um prejuízo para o estabelecimento.

“São nos pequenos detalhes que cometemos os grandes erros”

Eu como ser humano sou imperfeito, e não tenho o direito de ferir a suscetibilidade do meu próximo colocando-o em situação de constrangimento, e quando este fator estiver associado a empresa, pode ter certeza, é prejuízo.

O bom senso fala que tratar bem a todos sem distinção é “Regra”.

Existem profissionais ótimos para seguir regras, mas nem sempre param para analisar o conteúdo destas, outros profissionais avaliam as regras e a situação do momento, pensam de forma mais abrangente e se houver necessidade e condições aplicam o bom senso.

O conhecimento e o esclarecimento devem ser práticas constantes no ambiente de trabalho, somente assim haverá evolução para os profissionais e para as empresas.

 
Sergio Antonio Meneghetti    



Fonte: www.gestopole.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário