sexta-feira, 4 de março de 2011

Twitter – Case Prático



Publicado em 16-Feb-2011, por Gustavo Rocha


Você provavelmente já ouviu falar do twitter. Talvez até tenha um twitter. E ainda pode ser que você atualize o seu twitter.
Ou, você pode achar que o twitter não serve para nada profissional ou somente como um blog de adolescentes.
É… o Twitter provoca emoções ambíguas.
Agora, em termos de gestão estratégica, o twitter tem pelo menos dois pontos positivos:
1. Empresas – A marca está sendo monitorada pelo consumidor;
2. O twitter e o Google;
A marca, consumidor e o seu negócio
Como a proposta deste artigo é de cases práticos, irei citar dois exemplos que aconteceram via twitter.
Um deles foi de um cliente que adquiriu de uma empresa de telefone aparelhos celulares e passaram mais de 30 dias e não havia sequer uma resposta de quando os aparelhos iriam chegar.
Bastou colocar no twitter esta reclamação todos os dias, que em menos de uma semana os aparelhos chegaram.
Outro case prático. Um amigo teve problema com uma empresa de computadores. Teve problema com o seu e fez reclamação via twitter e em menos de uma semana teve outro computador novo em sua casa.
Eu mesmo já tive um problema com o local onde hospedo este blog, coloquei uma reclamação no twitter e em menos de 30 minutos havia retorno e uma solução.
Em Janeiro deste ano, um colega de twiiter teve problema com uma TV por assinatura e colocou uma reclamação no twitter. Eu retwitei, ou seja, mandei para os meus contatos a reclamação dele. Em menos de 2 horas já tinha no meu twitter uma resposta da TV por assinatura informando para mim que já tinha entrado em contato com o meu conhecido e colocando-se a disposição para eventuais dúvidas.
Porque isto está acontecendo?
Porque a marca da sua empresa deve ser obrigatoriamente ser monitorada na internet. A internet pode afundar a sua marca em alguns dias, horas…
Não há limites para a internet. A sua marca pode ser elogiada, amada e também pode ser odiada. Lembre-se que o limite entre o amor e o ódio é tênue.
A força do twitter neste aspecto é incrível. Mesmo que o seu alcance seja limitado para um público que tem o twitter, as mensagens ali postadas tem uma projeção incalculável na medida que são localizáveis pelo buscador Google.
E o twitter e o Google?
Esta é uma grande vantagem do twitter em relação a outras mídias. O twitter já é acessado pelo Google, ou seja, as postagens do twitter são localizadas pelo Google. Isto significa se você tem um twitter, atualiza periodicamente, você pode ser localizado no google, através das postagens do twitter.
Interessante, não?
Mais do que interessante, prático.
Enfim,
O twitter na prática pode ser muito útil a você pessoa, como a você empresa. Basta dedicar seu tempo e estratégia de utilização.
Me adicione por lá:



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Gustavo Rocha (twitter pessoal) – @GustavoRochaRS
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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Fonte: www.gestopole.com.br

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