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Mensagens para o inconsciente (2)
Como os estímulos
subliminares
influenciam
nossas decisões
Quando falamos em estímulos subliminares, em geral pensamos em imagens que aparecem de forma tão fugaz a ponto de não serem percebidas pela consciência, mas que mesmo assim são capazes de influenciar nossas decisões. Alguns acreditam que esse recurso permite criar determinados estados de ânimo e até obter ganhos, influenciando as pessoas a fazer certas escolhas. Usada de forma indiscriminada, essa técnica poderia ser um risco nas mãos de publicitários e políticos. Os cientistas demonstraram que, porém, o efeito da percepção subliminar não é tão espetacular como durante muito tempo se acreditou.Essas técnicas vieram à tona em 1957, com uma experiência desenvolvida pelo publicitárioamericano James Vicary (1915-1977), especialista em pesquisa de mercado. Durante umaprojeção em um drive-in, ele exibiu - em velocidade muito alta, sem que o público notasse -uma mensagem na tela: "Coma pipoca e beba Coca-Cola". Na ocasião, Vicary anunciou que osistema aumentou em 20% o consumo do refrigerante e em 60% o de pipoca. No entanto, cincoanos mais tarde o próprio Vicary admitiu que nunca levara a cabo uma experiência nessesmoldes, e que queria apenas incrementar o faturamento de sua agência publicitária. Mas omito da manipulação inconsciente tinha nascido. Posteriormente, ele de fato fez umaexperiência em um cinema na presença de um grupo de jornalistas, mas os dados haviam sidofalsificados: o famigerado tactoscópio, aparelho que envia as breves mensagens, teria tidoseus dados fraudados.Extraído da revista Mente & Cérebro n°214, novembro/2010
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