segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Mensagens para o inconsciente (2)
Quando falamos em estímulos subliminares, em geral pensamos em imagens que aparecem de forma tão fugaz a ponto de não serem percebidas pela consciência, mas que mesmo assim são capazes de influenciar nossas decisões. Alguns acreditam que esse recurso permite criar determinados estados de ânimo e até obter ganhos, influenciando as pessoas a fazer certas escolhas. Usada de forma indiscriminada, essa técnica poderia ser um risco nas mãos de publicitários e políticos. Os cientistas demonstraram que, porém, o efeito da percepção subliminar não é tão espetacular como durante muito tempo se acreditou.
Essas técnicas vieram à tona em 1957, com uma experiência desenvolvida pelo publicitário
americano James Vicary (1915-1977), especialista em pesquisa de mercado. Durante uma
projeção em um drive-in, ele exibiu - em velocidade muito alta, sem que o público notasse -
uma mensagem na tela: "Coma pipoca e beba Coca-Cola". Na ocasião, Vicary anunciou que o
sistema aumentou em 20% o consumo do refrigerante e em 60% o de pipoca. No entanto, cinco
anos mais tarde o próprio Vicary admitiu que nunca levara a cabo uma experiência nesses
moldes, e que queria apenas incrementar o faturamento de sua agência publicitária. Mas o
mito da manipulação inconsciente tinha nascido. Posteriormente, ele de fato fez uma
experiência em um cinema na presença de um grupo de jornalistas, mas os dados haviam sido
falsificados: o famigerado tactoscópio, aparelho que envia as breves mensagens, teria tido
seus dados fraudados.
Extraído da revista Mente & Cérebro n°214, novembro/2010
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