domingo, 9 de janeiro de 2011

Educar: Importa ou Importar?


Publicado em 22-Dec-2010, por Johann Montenegro


Em uma destas manhãs assisti a um noticiário televisivo que chamava a atenção para a falta de engenheiros no Brasil, sendo necessário importar...para atender uma demanda de mercado...

Acredito que muitos ficaram animados com a notícia pelo mercado se aquecer em função dos eventos mundiais queserão promovidos pelo Brasil nos próximos anos.

Este fato não merece ser tratado como notícia, o que devemos enfrentar e a falta de direcionamento que ocorre na área educacional provocado pela falta de interesse das administrações públicas e também pelas classes sociais adormecidas, preocupadas somente com a lei de Gerson, possivelmente....Pobre Gerson!!!!

A Unesco, orgão da Nações Unidas define que tem que haver quatro pilares essencias para a formação de um adulto responsável e tem que se aplicar de imediato, são eles:

* O Conhecer
* O Fazer
* O Aprender
* O Conviver

A Unesco, manifesta que, este último pilar é essencial para a sobrevivência humana e esta relacionada com os seguintes termos da nossa inteligência emocional:

* Um quanto de nossa tolerância
* O quanto de entendimento do respeito
* O quanto de consideração com as outras maneiras de pensar
* O quanto de adquirir conhecimento para fazer
* O reconhecer do sentir e agradecer

Os profissionais da educação e da psicologia levatam a questão que o ser humano está ligado segundo a uma cultura de pensar, fazer e sentir, vinculado a uma atitude de reação.

Vale lembrar que há um distinção grande entre tolerar e suportar, visto que a tolerância é um sinal de respeito para não provocar conflitos e gerar negociações desnecessárias porque em determinado momento, temos que fazer concessões para apoio, solidariedade entre outras coisas.

Na situação tocada na falta de profissionais, vemos que a intolerância dos segmentos da sociedade provocam a cada tempo um "quasar" por não identificarem as atitudes intolerantes que surgem tais como o racismo, exploração das mulheres, tráfico de crianças, drogas etc.

Nesta parte a familia é um ponto socializador primario das crianças, porém tem que estar apoiada no conhecimento para dar bons frutos.

Antoine De Saint Exupéry dizia: "As crianças hão de ter a tolerância para com os adultos".


Do site: www.gestopole.com.br

Algumas citações foram extraídas do texto publicada pela Unesco em domínio público e também colaboração do pediatra Juan Fernando Gómez - Membro da Sociedade Colombiana de Pediatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário