©ALEXANDRU CHIRIAC/SHUTTERSTOCK
Conceitos-Chave
Revista Mente & Cérebro n° 209 - Junho 2010
por KAREN SCHROCK
Editora da Scientific American Mind
Editora da Scientific American Mind
Novas pesquisas explicam o poder dos sons sobre o que sentimos e os benefícios para o bem-estar físico e mental; entre seus efeitosestão o favorecimento da coesão social e de conexões empáticas entre os membros de um grupo
Conceitos-Chave
- A influência da música sobre as pessoas parece ser um evento casual, que surge da possibilidade dos sons de mobilizar os sistemas cerebrais construídos para outras, funções, como a linguagem, a emoção e o movimento. Ao longo da evolução, em diferentes culturas o hábito de cantar, tocar, dançar e apreciar essas manifestações ajudou a forjar e estreitar laços sociais.
- Melodias energizantes tendem a melhorar o humor, deixando-nos mais despertos e criando sensação de empolgação. A música também tem efeito relaxante no organismo: reduz os níveis do cortisol (hormônio do estrreesse), baixando as frequências cardíacas e respiratórias e aliviando a dor.
- Os sons melodiosos oferecem um método de comunicação com raízes nas emoções - e não nos significados. Está comprovado que interferem no humor. Estudos feitos na Itália com recém-nascidos de 3 dias de vida revelaram que o cérebro humano parece nascer pronto para processar a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário