sábado, 7 de agosto de 2010

Mentes em Movimento (3)


Saltos e autoestima

[ continuação ]

Ao analisar o tecido cerebral desses ratos treinados em laboratório, Diamond concluiu que o córtex responsável pelas funções cognitivas mais elaboradas, de maneira geral, tinha melhor irrigação sanguínea e era maior, em comparação à mesma região cerebral de animais da mesma espécie criados em gaiolas comuns. Além disso, os animais "estimulados" dessa forma atingem melhores resultados em testes de aprendizagem e comportamento.
Esses experimentos oferecem grandes vantagens aos pesquisadores: um camundongo ou rato
não vive mais de dois ou três anos, sendo assim, é possível estudar o decorrer de sua vida quase
em "câmera rápida". Além disso, as alterações no tecido cerebral podem ser observadas até mesmo em nível molecular com os métodos laboratoriais bem mais refinados desde os usados nos tempos de Diamont. Pela observação, cientístas puderam concluir que há principalmente dois tipos de efeito do exercício sobre o sistema nervoso: estimula o crescimento vascular e o neuronal.
O primeiro refere-se a processos que permitem que as ramificações dos vasos sanguíneos se desenvolvam ainda mais - e não apenas nos músculos, mas também em tecidos neurais. Dos capilares cerebrais provêm os neurônios com oxigêncio e, consequentemente, a energia. Essas
estruturas são fundamentais para o segundo mecanismo: o constante trabalho de construção e reestruturação das próprias células. Um recém-nascido vem ao mundo com a mesma quantidade de neurônios de um adulto: entre 100 e 500 bilhões. No entanto, nos pequenos essas células não estão densamente interligadas. Assim, nos primeiros anos de vida, o plano é "moldar e semear" de acordo com a necessidade e os estímulos, estoques de células não utilizadas rotineiramente são descartados, assim como novas ligações são formadas e fortalecidas. Os neurônios desenvolvem longos prolongamentos, tomam contato uns com os outros por meio das sinapses e criam redes de comuniação que processam informações de forma cada vez mais rotineira.

Da revista Mente & Cérebro n° 211, agosto/2010

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